Consultoria Comercial: como ela faz sua empresa vender mais

A consultoria comercial vem sendo um serviço bastante cobiçado entre empresas, independentemente do seu porte. Com o propósito de elevar os resultados em vendas, o principal foco dessa consultoria é a performance.

Vale lembrar que, cada vez mais as companhias se voltam para um olhar mais interno, buscando oferecer a qualidade em seus processos acima de tudo, especialmente o setor de vendas, que talvez seja o mais crítico de um negócio, afinal, se a empresa não vende, dificilmente ela consegue se manter por muito tempo.

Você sente que a área comercial do seu negócio não vai bem e precisa da ajuda de um especialista externo? Então, você está lendo o post certo. Ao longo deste artigo, entenda como a consultoria comercial funciona e como ela pode elevar as vendas na sua empresa.

Entenda o que é Consultoria Comercial

A consultoria comercial é um serviço especializado oferecido por profissionais capacitados na área de vendas. Dessa forma, o objetivo desse tipo de serviço é auxiliar empresas a otimizarem suas estratégias de vendas para alcançar melhores resultados.

Nesse contexto, podemos dizer que a consultoria comercial engloba diversas etapas, desde a análise detalhada do mercado e da concorrência até a implementação de ações efetivas para impulsionar as vendas. 

Durante um processo de consultoria, o papel dos profissionais é identificar pontos de falhas e possíveis melhorias em atividades no cotidiano comercial da empresa.

Assim, o consultor aborda ações estratégicas que visam não apenas aumentar o número de vendas do empreendimento, como também busca fazer isso de maneira consistente, promovendo ou aperfeiçoando práticas no time de vendas para maximizar processos comerciais.

Como a Consultoria Comercial ajuda o negócio a vender mais

Muitos líderes em gestão comercial têm a falsa visão de que a consultoria comercial pode ser útil apenas nos momentos em que a empresa está com baixas vendas, no entanto esse pensamento está equivocado. 

O serviço de consultoria comercial vai muito além, uma vez que os profissionais habilitados agem diretamente na avaliação de toda a estrutura do departamento de vendas. O consultor de vendas não vai apenas dizer o que a sua empresa deve fazer para alcançar melhores resultados, ele também indicará quais problemas existem, em que momento eles acontecem e como eliminá-los ou mitigar esses erros.

Para simplificar a compreensão, abaixo listamos alguns possíveis cenários onde se torna viável considerar a consultoria comercial para a empresa. Acompanhe!

Consultoria Comercial para análise de mercado

Entender os seus concorrentes, identificar mudanças e oportunidades de mercado é um desafio para a sua empresa? Saiba que um dos pilares do serviço de consultoria comercial é justamente fazer a análise de mercado para o segmento do negócio.

A partir de um trabalho aprofundado sobre a situação atual do mercado correspondente ao empreendimento, o consultor consegue mapear diferentes cenários para o departamento comercial.

Aliás, para além das oportunidades, também é possível pontuar as ameaças previstas ou já existentes no mercado. Fazendo isso, a equipe de vendas, alinhada com outros setores na empresa, é capaz de atender com mais eficiência às demandas dos clientes.

Estratégia de Vendas

Montar uma estratégia de vendas funcional e consistente não é uma tarefa fácil, principalmente quando estamos em uma era de rápidas mudanças de comportamento do consumidor e acelerações em movimentos de mercado.

Contudo, se uma equipe comercial não consegue sustentar suas estratégias devido à rapidez das mudanças e exigências do consumidor, terá grandes dificuldades em conseguir fechar vendas. 

Por isso, para muitos negócios, a ideia de contratar uma consultoria comercial pode ser um dos melhores investimentos. O consultor de vendas é um profissional extremamente assíduo na elaboração de estratégias eficientes, visto que ele está a todo tempo se atualizando sobre o mercado e melhorando abordagens ineficazes.

Tendo isso em vista, uma consultoria de alta performance trará planos qualificados, metas realistas, técnicas de negociação, entre outras ações indispensáveis em um processo comercial.

Melhoria de Processos e Operação

Em muitos casos de empresas que relatam resultados ruins em seu departamento comercial, a ineficácia de processos e operações internas acaba sendo um dos principais combustíveis para a situação do negócio.

Às vezes, pode ficar difícil identificar gargalos e ineficiências para quem já está envolvido nesses processos. Por essa razão, ter o apoio de uma consultoria prestativa é essencial para que a empresa possa otimizar fluxos de trabalho e obter melhorias nas operações da equipe.

Treinamento de Equipe 

Outra possibilidade de quando a consultoria comercial pode ajudar o negócio a vender mais, é promovendo o treinamento de equipes.

Um consultor experiente e especializado poderá auxiliar na capacitação do time comercial da empresa, abordando conhecimentos teóricos e práticos em vendas.

Na consultoria, o time indica técnicas de persuasão, prospecção ativa, atendimento, entre outras diversas habilidades necessárias em um processo comercial de qualidade.

Monitoramento e Análise de Resultados 

Para além de todas as melhorias realizadas no departamento, também é importante que haja o monitoramento e análise de resultados. Essa prática é indispensável em qualquer estratégia comercial, uma vez que os resultados indicam o que de fato deu certo ou precisa mudar. O monitoramento ajuda o negócio a economizar recursos, tempo e força de trabalho, alavancando as chances no aumento de conversão em vendas.

Por que terceirizar um SDR para o seu negócio?

Ao pesquisar por uma consultoria comercial de alto nível, certamente você irá se deparar com um SDR (Sales Development Representative)

Na prática, um SDR é o profissional capacitado para fazer prospecções e todo um trabalho otimizado de pré-venda. De modo geral, o Sales Development Representative prepara e qualifica os leads em um processo comercial para então repassá-los ao time de vendas.

Assim, em uma consultoria comercial, o SDR exerce uma função excepcional para garantir que toda a equipe reúna seus esforços apenas para fechar a venda. Afinal, o próprio SDR fica à frente da geração constante e ativa de leads, selecionando aqueles que realmente têm chance de comprar da empresa.

Todo esse trabalho proporciona a melhora da taxa de conversão e o crescimento do negócio de maneira estratégica no longo prazo.

SDR de vendas na Consultoria Comercial Sales4You 

A implementação da consultoria comercial Sales4You traz o grande diferencial de uma metodologia rigorosa e qualificada com o trabalho do SDR de vendas.

Uma das etapas dessa metodologia própria é a identificação do perfil de cliente ideal (ICP)

A propósito, saber o ICP do seu negócio é fundamental para que haja um posicionamento bem direcionado àqueles com maiores chances de comprar em uma determinada ação de marketing e vendas.

Além disso, o SDR na consultoria comercial da Sales4You também desenvolve scripts personalizados. Entre as abordagens, o SDR direciona perguntas de qualificação, argumentos de vendas e respostas para quebra de possíveis objeções.

Aqui, esse profissional também faz uso de ferramentas de automação – como o sistema de CRM –, entre outras tecnologias com a finalidade de automatizar diversos aspectos no processo de vendas. 

Etapas de implementação da Consultoria Comercial  

Um serviço de consultoria comercial segue, basicamente, quatro etapas indispensáveis para elevar a eficiência no processo. Confira quais a seguir!

Diagnóstico

O diagnóstico é a etapa na consultoria comercial que permite identificar os desafios enfrentados pela empresa e definir as estratégias adequadas para superá-los. 

É importante compreender o cenário atual da organização, suas metas e objetivos bem como as necessidades dos clientes. Para fazer isso, o consultor realiza uma análise detalhada da empresa, identificando seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças do mercado.

Planejamento 

Com base nas informações coletadas no diagnóstico, os consultores comerciais da Sales4You desenvolvem um plano de ação personalizado para a empresa.

Isso envolve a determinação das estratégias a serem adotadas e a alocação dos recursos necessários para realizar as melhorias e aprimorar os processos comerciais.

Sendo assim, a etapa de planejamento na consultoria comercial Sales4You abrange aspectos como segmentação de mercado, posicionamento da marca, definição de preços, políticas de vendas e marketing, entre outros.

Implementação

Nesta fase, o consultor auxilia a empresa na execução do plano de ação elaborado. Logo, a implementação pode incluir treinamentos para a equipe comercial, revisão dos processos internos, ajustes na estrutura comercial e implementação de novas ferramentas tecnológicas.

O consultor atua como um guia durante todo o processo, garantindo que as estratégias sejam aplicadas corretamente e que haja um alinhamento entre todos os envolvidos.

Acompanhamento 

Feito todo o processo de implementação do diagnóstico e implementação das estratégias, o consultor realiza um acompanhamento contínuo dos resultados obtidos, analisando os indicadores-chave de desempenho, verificando se as metas estão sendo alcançadas e consegue identificar possíveis ajustes ou correções necessárias no que já foi realizado. 

Em ações de marketing digital, algumas plataformas online também podem ser extremamente úteis, como o Google Analytics, por exemplo, trazendo dados reais que podem dizer muito sobre os impactos nas vendas do negócio.

Consultoria de vendas para Empresas B2B

Especialmente para empresas B2B, a consultoria comercial nessas empresas desempenha um papel fundamental no sucesso e crescimento das organizações.

Com um mercado altamente competitivo e exigente, as empresas que vendem para outros negócios exigem manter relacionamentos duradouros e sólidos. 

Os consultores comerciais têm um profundo conhecimento do mercado e das melhores práticas da indústria, o que lhes permite fornecer insights valiosos e orientação especializada.

Em tese, as transações B2B exigem mais cuidado e atenção do que com o modelo tradicional de negócios, e, por essa razão, a consultoria comercial acaba sendo uma alternativa vantajosa para fornecedores, agências, centros logísticos, entre outros empreendimentos que vendem soluções para empresas.

Ainda aqui, podemos destacar duas estratégias de marketing altamente utilizadas na consultoria comercial para empresas B2B. Veja a seguir!

Outbound Marketing na Consultoria Comercial 

O outbound é uma estratégia de marketing que busca abordar ativamente os clientes em potencial, em vez de esperar que eles entrem em contato com a empresa. Especificamente para empresas B2B, essa tática costuma ser bastante aplicada por consultores comerciais e SDRs.

Para essas empresas, o outbound funciona bem, pois as companhias naturalmente buscam por soluções que mitiguem falhas internas. Isso facilita na geração de leads e no fechamento de novos negócios na consultoria comercial.

O outbound marketing também oferece diversas funcionalidades que auxiliam no processo de vendas, e uma delas é a capacidade de personalização das abordagens. Ao conhecer as necessidades e desafios específicos dos clientes em potencial, é possível adaptar a mensagem e oferecer soluções sob medida para o time comercial.

Inbound Marketing na Consultoria Comercial 

O inbound marketing tem como características principais a segmentação do público-alvo, a criação de relacionamento com os clientes e a geração de leads qualificados. Assim, um processo de consultoria comercial que aborda essa estratégia se baseia em atrair os usuários por meio de conteúdo relevante.

Dessa maneira, é possível convertê-los em leads por intermédio de formulários ou landing pages e, em seguida, nutri-los com mais informações até que estejam prontos para a compra. Ou seja, a prospecção e abordagem para fechar um negócio não é feita de forma incisiva como acontece no outbound.

O inbound marketing na consultoria comercial é especialmente útil quando se deseja construir autoridade no mercado – algo essencial para B2B. Além do mais, é possível diminuir os custos com publicidade tradicional e obter resultados mais duradouros. 

Isso porque, ao estabelecer uma conexão mais próxima, o cliente se sente confiante em consumir novamente os serviços da empresa e, inclusive, indicá-los para outras pessoas.

Devemos lembrar que uma equipe de vendas que consegue fidelizar e atrair mais clientes, consegue dispor melhor a sua energia em outras áreas do departamento, maximizando a produtividade do negócio.

Impulsione as Vendas do seu Negócio com a Sales4You

Ao longo deste artigo, você pôde conferir mais a fundo os principais aspectos sobre consultoria comercial e como ela pode ajudar o seu negócio a vender mais.

Essa estratégia pode ser exatamente o que a sua empresa precisa neste momento para destravar vendas, melhorar processos comerciais e desenvolver uma rotina mais produtiva entre a equipe do departamento.

No entanto, caso o seu objetivo seja levar o seu empreendimento a um novo patamar, não deixe de conhecer a Sales4You. Nossa consultoria comercial é embasada em práticas validadas aplicadas por profissionais de alta competência, com foco em resultados perenes e escaláveis. 

Agende agora uma consulta personalizada e deixe-nos transformar os desafios comerciais da sua empresa em soluções fundamentadas.

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