A abertura de um negócio de vendas online é um momento desafiador para qualquer empreendedor. É preciso, sobretudo, planejamento, conhecimento e capacitação constante para se manter atualizado sobre o mercado, suas tendências e as formas de alavancar a empresa.
Porém, nos seus momentos de estudo e análise, alguns empresários acabam focando somente a realização de treinamentos relacionados ao marketing e aos canais de venda. Eles realmente são importantíssimos, porém, é preciso se atentar também ao desenvolvimento de algumas habilidades pessoais subjetivas.
As soft skills são atributos fundamentais para o relacionamento com o cliente, influenciando todas as etapas de vendas. Então, se você ainda não investe no desenvolvimento delas, pode estar perdendo oportunidades de aumentar sua performance.
Quer saber mais sobre o assunto e ainda como vender mais com algumas soft skills? Então, continue acompanhando este conteúdo. Aqui, será possível conhecer as principais habilidades e as técnicas para vender mais pela internet.
Importância das soft skills nas vendas online
As chamadas soft skills de vendas online são essenciais para o sucesso no negócio, considerando que se trata das habilidades sociais e emocionais essenciais na hora de criar um relacionamento sólido com os clientes.
Elas desempenham um papel fundamental para o sucesso dos profissionais que vendem online, possibilitando entender as necessidades de cada cliente e solucioná-las da melhor maneira possível, por meio de uma comunicação eficiente.
Ademais, as soft skills nas vendas online auxiliam na construção de uma imagem positiva da empresa, incentivando os clientes a compartilhar suas experiências, promovendo indicações e oportunidades de fidelização.
Afinal, o que é uma soft skill?
A soft skill é uma habilidade não técnica, interpessoal, social ou emocional. Elas se referem às qualidades pessoais e a maneira como uma pessoa interage com as outras e lida com as mais variadas situações.
Muito valorizadas (segundo pesquisa realizada pela Forbes, elas são as habilidades mais procuradas pelas empresas em seus colaboradores), as soft skills contribuem para um trabalho de equipe mais homogêneo, sendo essencial para os profissionais de vendas online. No meio digital, o contato pessoal é limitado, e a comunicação ocorre por meio de diferentes dispositivos eletrônicos, demandando uma atenção à interação com os clientes para que ela seja eficaz.
Alguns exemplos dessas habilidades são: capacidade de escutar ativamente, comunicar-se de maneira direta, conseguir motivar e inspirar os outros, resolver conflitos, ser empático e ter inteligência emocional.
Dessa forma, elas são fatores-chave para o sucesso profissional e também pessoal.
Conheça as principais soft skills
Como pudemos entender até o momento, as soft skills são habilidades pessoais, conquistadas ao longo da vida. Além de serem desenvolvidas constantemente, elas podem impactar a atuação dos vendedores.
Entre elas, podemos destacar:
Persuasão
A persuasão faz com que o seu cliente seja influenciado de forma positiva, tomando a melhor decisão. Para isso, devem ser apresentados argumentos convincentes, sempre destacando o que mais é de interesse.
Essa soft skill jamais deve ser confundida como manipulação, considerando que ética e transparência devem ser sempre a base do processo. A persuasão deve ajudar o seu cliente a tomar uma decisão com base em informações verdadeiras e claras.
Comunicação eficiente
A comunicação é uma das principais e mais importantes soft skills. A empresa deve se comunicar de forma eficiente com seus leads, passando informações assertivas e relevantes sobre o produto ou serviço.
Com uma boa comunicação, o vendedor consegue efetuar as vendas e construir relacionamentos fortes e duradouros com o seu público.
Escuta ativa
Essa habilidade permite que os vendedores compreendam as necessidades do seu cliente de maneira mais efetiva, isso porque envolve atenção ao que ele está dizendo, o que inclui as suas emoções. Assim, entender as dores do seu cliente faz com que você ofereça as soluções adequadas mediante as necessidades.
Ter uma escuta ativa demanda evitar interrupções e distrações durante a conversa e fazer perguntas abertas, tudo para que o cliente consiga expressar de maneira clara como seu produto ou serviço pode auxiliá-lo.
Inteligência emocional
Muito conhecida, a inteligência emocional é a capacidade de gerenciar as próprias emoções e sentimentos e de lidar com os dos outros.
Para desenvolvê-la, é necessário se conhecer e compreender como o seu emocional interfere no seu comportamento. Assim também será possível estar preparado para lidar com os sentimentos de seus clientes.
Empatia
A empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro, podendo entender melhor seus sentimentos e suas preocupações. Nas vendas, ela permite compreender as emoções e as necessidades de cada cliente de forma detalhada e completa.
Desenvolver essa soft skill demanda capacidade de escuta e compreensão. Ela é muito útil na hora de personalizar o contato, fazendo com que a empresa se adapte às especificidades de cada lead.
Adaptabilidade
Conseguir se adaptar às novas situações é necessário para se manter competitivo no mercado. Não é à toa que essa estratégia se relaciona com a capacidade de mudar as abordagens, buscando se adequar às dores e expectativas dos clientes.
Foco em metas e resultados
Ter essa soft skill significa ter a capacidade de estabelecer metas alcançáveis e planos de ação que atuem consistentemente para o alcance dos objetivos.
Vendedores com essa habilidade conseguem realizar planejamento e executá-lo de maneira eficiente, sempre por meio de abordagens que vão de acordo com as necessidades de cada cliente.
6 dicas para desenvolver soft skills e aumentar as vendas online
Quem não deseja aumentar as vendas online? Vivemos em um momento completamente digital, no qual é essencial acompanhar as tendências e implementá-las nos negócios.
A seguir, veja como desenvolver as soft skills e colocá-las em prática para otimizar seu negócio:
1 – Saiba gerenciar suas emoções
Conseguir gerenciar o que você sente é um passo enorme quando se trata da inteligência emocional focada em vendas.
Por exemplo, quando você não reage de forma impulsiva diante de um desafio, conseguindo refletir (até mesmo antes das tomadas de decisão), você está gerenciando suas emoções e habilidades. E essa habilidade auxilia em inúmeros aspectos, incluindo na postura e no relacionamento com clientes e parceiros de negócios.
2 – Tenha uma gestão do tempo
Quando todas as suas atividades são importantes e prioritárias, é horar de parar e questionar sobre seu fluxo de trabalho. A partir dessa reflexão, é possível reparar que, na maioria das vezes, algo que parece urgente pode esperar.
Esta é a importância da gestão do tempo: analisar todas as suas demandas, classificando a prioridade de realização delas (lembre-se: nem sempre uma tarefa importante é urgente), a fim de otimizar sua rotina.
Compreender aspectos como esse pode auxiliar na hora de tomar decisões com mais propriedade, estimulando, consequentemente, a capacidade de solucionar problemas de forma mais complexa.
3 – Desenvolva uma comunicação efetiva
A comunicação é a base para qualquer relacionamento, seja com clientes, fornecedores, parceiros e quaisquer stakeholders.
É fundamental se comunicar de forma clara, objetiva e concisa, mas não se esqueça de que a boa comunicação também envolve a escuta ativa e empática. Por exemplo, ouça seu cliente profundamente, compreendendo suas dores e necessidades.
4 – Tenha pensamentos estratégicos
Procure sempre compreender o mercado, conhecendo seus concorrentes e as tendências e estando sempre atualizado mediante os produtos e serviços que você oferece de maneira online.
Desenvolva estratégias que sejam eficazes, considerando sempre as necessidades dos clientes e os objetivos da sua empresa.
5 – Busque por habilidades de negociação
Saiba negociar de maneira justa e assertiva, com o foco sempre em resultados positivos para os compradores, e claro, para a sua empresa.
6 – Aposte em uma cultura de feedback
É importante estimular os clientes a dar seus feedbacks de maneira contínua, podendo ocorrer de forma anônima, buscando sempre a maior transparência.
O retorno positivo de um cliente é uma confirmação de que a sua empresa está no caminho certo. Já um negativo torna-se uma sugestão de melhoria, oportunizando atividades de desenvolvimento e aprimoramento.
O que achou da leitura? Esperamos que, com tantas dicas, você consiga desenvolver suas soft skills e aumentar as suas vendas.
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