Como fazer um Pitch de Vendas persuasivo? Veja 6 dicas

Apresentar o seu produto ou serviço para um cliente parece um bicho de sete cabeças para você? Saiba que com um pitch de vendas bem feito, é possível vender mais em menos tempo.

O pitch de vendas é uma apresentação concisa e persuasiva que tem como objetivo vender um produto, serviço ou ideia em um curto espaço de tempo. 

Geralmente, o pitch é utilizado em situações em que é necessário conquistar a atenção do potencial cliente de forma rápida e eficaz, como acontece em reuniões de inside sales.

Quanto mais objetivo for, porém sem perder a persuasão e conexão com o contato, maiores as chances de conversão nesse processo.

E até aqui, você deve estar se perguntando: como fazer um pitch de vendas perfeito?

É justamente o que vamos explicar ao longo deste post, com dicas precisas e exemplos. Vamos conferir?

 

Pitch de Vendas: como fazer em 6 passos

Selecionamos seis passos indispensáveis para montar a estrutura de um pitch de vendas que realmente vende. Acompanhe na lista abaixo!

 

1- Conheça o público-alvo 

Antes de elaborar qualquer estrutura no seu pitch de vendas, é crucial entender com quem você vai falar. 

Ou seja, quais as dores do seu público? O que ele busca resolver com o seu produto ou serviço? Quais as principais características dele?

Responder perguntas como essas é essencial para criar um pitch de vendas personalizado para gerar conexão com o seu público.

LEIA TAMBÉM: Como descobrir o Perfil de Cliente Ideal do seu negócio?

 

2- Capture a atenção desde o início

O início do pitch é fundamental para conquistar a atenção do contato. Afinal, a primeira impressão (e sensação) é o que prende o interesse do contato para continuar ouvindo o vendedor.

Uma dica de como fazer pitch de vendas ser atrativo desde o início é criar um gancho para o início do discurso. Isso será importante para a atenção, e abra caminho para a apresentação do restante da mensagem.

 

3- Adapte o discurso para a etapa do contato na jornada de compra 

Lembre-se que nem todos os contatos estão no mesmo nível na jornada de compra. Uns podem já estar decididos, outros podem ainda estar conhecendo mais sobre o negócio.

Portanto, antes de apresentar o seu produto ou serviço, garanta que o seu pitch de vendas esteja alinhado com o estágio do contato. 

Dica: utilize um CRM de vendas para melhorar o relacionamento com o cliente de forma mais rápida.

 

4- Utilize gatilhos mentais no pitch de vendas

O segredo de como fazer um bom pitch de vendas é utilizar gatilhos mentais no discurso. Lembra que a persuasão é uma característica essencial do pitch? 

Pois então, os gatilhos mentais são partes fundamentais para aumentar o nível de persuasão em uma mensagem. 

Confira alguns exemplos de gatilhos para tornar o seu pitch mais persuasivo:

  • Reciprocidade: tendência a retribuir favores recebidos (Ex: oferecer um teste gratuito);
  • Prova social: influência do comportamento das outras pessoas sobre as nossas próprias ações (Ex: relatar feedbacks positivos de clientes anteriores);
  • Autoridade: respeito e obediência a figuras de autoridade (Ex: mostrar dados de mercado);
  • Senso de urgência: sensação de que uma ação deve ser realizada imediatamente (Ex: apresentar uma oferta por tempo limitado).

Mas é importante ressaltar que utilizar gatilhos mentais nas vendas não é sobre mentir ou querer enganar o outro. Pelo contrário!

Os gatilhos devem ser utilizados para influenciar decisões e comportamentos de maneira sutil nas pessoas, no entanto utilizando sempre informações reais.

 

5- Seja objetivo, e compreensível em dobro

Um discurso para o pitch de vendas deve ser o mais objetivo possível. Isso significa que o vendedor não deve fazer rodeios ou achar que terá uma conversa de “amigos” com o potencial cliente.

Porém, de nada adianta ser objetivo, se o contato não conseguir entender o que você quer dizer.

Muitos jargões, termos técnicos e formalidades em excesso são o combo perfeito para fazer o cliente não compreendê-lo de primeira e, de quebra, frustrar-se.

A ideia é ter uma mensagem clara e transmiti-la de forma direta, ponto!

Veja os seguintes exemplos:


Ex. 1:
Nosso software de gestão de campanhas utiliza algoritmos avançados para otimizar a segmentação de público-alvo, implementando estratégias baseadas em Big Data e inteligência artificial…”

Ex. 2: “Estamos ajudando empresas, como a sua, a alcançar um público maior por meio do digital. Com nossa ferramenta, é possível melhorar a eficácia das campanhas e aumentar o engajamento dos potenciais clientes qualificados…”


Observando os dois exemplos, qual você consegue compreender a mensagem passada, com clareza? 

Certamente, o exemplo 2 traz uma linguagem mais fácil de entender e vai direto ao ponto, o que o torna mais eficiente.

LEIA TAMBÉM: A importância de contratar uma empresa focada em estratégias comerciais!

 

6- Faça uma CTA forte 

O cliente precisa chegar ao final da mensagem e saber o que ele precisa fazer em seguida, isto é, ele precisa tomar uma ação depois de passar pelo pitch de vendas.

Sendo assim, crie uma CTA (Chamada para Ação) que seja forte e incentive uma atitude positiva do cliente. Isso pode ser um agendamento de reunião, uma demonstração do produto ou até mesmo o fechamento de um contrato.

 

Pegou as nossas dicas para fazer um pitch de vendas valioso? Hora de pôr a mão na massa!

Mais importante do que aprender a fazer um bom pitch de vendas é aplicar a sua apresentação e ter resultado.

No geral, independentemente de como seja a sua abordagem, dois fatores serão indispensáveis para aumentar as suas vendas: 1- ter uma metodologia eficaz; 2- aplicar tecnologias para otimizar o processo comercial.

Com esses dois fatores, a Sales4You está pronta para apoiar a sua empresa, tornando o seu time de vendas mais produtivo e eficiente.

Então não perca a chance de conhecer os nossos processos para destravar os resultados do seu negócio. Quer vender mais? Descubra mais sobre as nossas soluções em consultoria comercial e gestão comercial completa!

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