A terceirização comercial é uma solução que muitos empresários encontram para lidar com o processo de vendas. A propósito, sabemos que especialmente no setor de vendas, essa área não costuma ser tão simples quanto parece.
Prospectar, qualificar, negociar e também gerir os contatos de clientes requer estratégias e técnicas efetivas. Uma vez que todo esse processo não é alinhado com estratégia e eficiência, os resultados ineficazes começam a impactar na saúde do empreendimento.
Também devemos mencionar que nem sempre a empresa consegue ou tem condições de estruturar esse departamento. Por essa razão, surge a busca pela terceirização comercial.
Foi pensando justamente em responder dúvidas sobre o tema, que a Sales4You preparou este artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre terceirização comercial. Vamos conferir juntos?!
Afinal, o que é a Terceirização Comercial?
A terceirização comercial é um modelo de negócio em que um empreendimento contrata outra empresa especializada para realizar as atividades relacionadas à área comercial.
Essa prática é adotada por diversas organizações como forma de otimizar processos, reduzir custos e se concentrar em suas atividades principais.
Afinal, ao terceirizar a área comercial, a empresa contratante delega a responsabilidade de vendas, marketing e atendimento ao cliente para uma empresa terceirizada.
Logo, é crucial que a empresa contratada tenha expertise no ramo comercial e se mantenha atualizada. Para isso, ela deve contar com profissionais qualificados e treinados que possam desempenhar essas funções de forma eficiente.
Quem precisa da Terceirização Comercial?
Não importa o segmento ou tamanho, se a sua empresa está passando por desafios na área de vendas certamente poderá ter o apoio de uma terceirização comercial especializada para superá-los com estratégia.
Sabendo disso, selecionamos a seguir alguns possíveis cenários nos quais um negócio pode estar precisando da terceirização de vendas!
Empresas em crescimento
Quando uma empresa está crescendo rapidamente, pode ser desafiador expandir e gerenciar eficientemente seu setor comercial.
A terceirização comercial permite que a empresa delegue as atividades de vendas e marketing para especialistas, liberando tempo para que você pense apenas no processo de expansão.
Empresas com poucos recursos para o setor comercial
Contratar uma equipe externa especializada ajuda na economia de custos associados à contratação de funcionários internos, como salários, benefícios e treinamento. Além disso, a empresa tem acesso à expertise e recursos que normalmente seriam caros para desenvolver internamente.
Empresas que precisam de um conhecimento mais especializado
Nem todas as empresas têm expertise em vendas e marketing, mas isso não deve ser um empecilho para vender mais. Essa expertise, portanto, pode impulsionar as vendas e melhorar a eficiência do processo comercial
Empresas com dificuldade de gerar vendas
A terceirização comercial oferece uma abordagem precisa e experiente para identificar as lacunas no processo de vendas, implementar estratégias eficazes para atrair e converter clientes em potencial, além de fornecer análises e relatórios para melhorar continuamente os resultados.
Ressaltamos ainda, que essas são apenas algumas das situações mais comuns pelas quais os empresários optam pela decisão do outsourcing comercial, tendo em vista que cada empresa tem suas particularidades e necessidades específicas.
Por isso, não deixe de obter uma consultoria comercial qualificada para mapear quais os maiores obstáculos do seu departamento de vendas.
Modelos de terceirização de vendas mais comuns
A metodologia que a empresa especializada em terceirização comercial adota, geralmente envolve processos próprios e personalizados. No entanto, quanto ao modelo especificamente, existem pelo menos dois formatos principais. Confira quais a seguir!
Terceirização em modelo misto
O modelo misto, como o nome sugere, é quando a empresa contratante já possui uma equipe de vendedores, mas ela decide completar o setor com a terceirização.
Nesse caso, um dos maiores objetivos de quem busca a terceirização para o modelo misto é a especialização do conhecimento para capacitar e treinar os colaboradores. Assim, com uma equipe terceirizada que já tem habilidades em vendas, negociação e marketing, a preparação do time é realizada de maneira ainda mais eficiente.
Terceirização total da força de vendas
Esse modelo é muito comum para empresas que não possuem um time de vendas próprio, sendo uma alternativa inteligente a terceirização total da força de vendas.
Aqui, há a possibilidade de terceirizar tanto os vendedores quanto a gestão comercial completa. Além disso, como não ocorre a necessidade de contratação de recursos trabalhistas, também existe uma redução de custos significativa.
Outro destaque para esse modelo de terceirização comercial é a efetividade e agilidade nos processos comerciais, uma vez que toda a equipe já está alinhada e capacitada devidamente.
Terceirizar SDR de vendas: vale a pena?
Como mostramos em um artigo exclusivo sobre SDR (Sales Development Representative), esse profissional é responsável por realizar a prospecção de leads em uma empresa. Com isso, sua principal função é identificar potenciais clientes, qualificá-los e encaminhá-los para o time de vendas.
Nesse contexto, é importante lembrar que muitas empresas enfrentam o desafio de justamente identificar leads qualificados e direcioná-los para o time de vendas.
É nesse ponto que a terceirização de SDR entra em ação, facilitando a realização de pesquisas, bem como entrando em contato com prospects para buscar suas necessidades e interesses favoráveis ao negócio.
A principal vantagem da terceirização do SDR também é a flexibilidade. Isso porque a empresa contratante pode ajustar o nível de serviço de acordo com suas necessidades, aumentando ou diminuindo a demanda conforme as condições do mercado.
Como resultado, essa ação proporciona maior agilidade e adaptabilidade aos negócios. No entanto, é importante considerar alguns pontos antes de decidir terceirizar o SDR. A empresa contratante precisa escolher cuidadosamente a empresa terceirizada, levando em consideração sua reputação, experiência e capacidade de atender às demandas específicas do negócio.
Especialmente para empresas que possuem dificuldades na fase de pré-venda ou estabelecer um funil de vendas funcional, essa alternativa pode ser um bom investimento, seja para captar e qualificar leads ou montar um time eficiente de pré-vendas.
6 sinais que mostram que a sua empresa precisa terceirizar o setor comercial
Você sente que o departamento comercial do seu negócio não está trazendo os melhores resultados, mas também não tem certeza se terceirizar o setor é a melhor solução?
Para ajudar você nessa decisão, selecionamos 6 sinais de que a terceirização comercial da equipe de vendas pode ser a melhor alternativa. Veja abaixo!
1. Falta de resultados consistentes
Se a sua empresa está obtendo resultados inconsistentes nas vendas, pode ser um indicativo de que suas estratégias internas não estão funcionando adequadamente, ou ainda, pode ser que o problema não seja a estratégia, mas sim a preparação dos vendedores.
Terceirizar o setor comercial permite trazer uma nova abordagem sobre os passos da empresa e uma equipe especializada que possa analisar os problemas existentes e desenvolver estratégias mais eficazes para alcançar resultados consistentes.
2. Dificuldade em acompanhar as mudanças do mercado
O mercado está em constante evolução, principalmente devido aos rápidos avanços tecnológicos e mudanças no comportamento do consumidor com novas tendências surgindo regularmente.
Diante disso, se uma empresa está tendo dificuldades de acompanhar essas mudanças e adaptar suas estratégias de vendas, pode ser um sinal de que é hora de terceirizar o setor comercial.
Uma empresa especializada em vendas estará atualizada com as últimas tendências e poderá ajustá-las às estratégias de acordo com o negócio.
3. Falta de tempo para se concentrar nas vendas
Esse problema acontece bastante quando o setor de vendas está sob a gestão de alguém que também cuida de outras áreas do negócio ao mesmo tempo. A princípio, é o que normalmente acontece com pequenas empresas.
Muitas vezes, os gestores têm várias responsabilidades e tarefas que exigem atenção, o que pode dificultar a dedicação de tempo suficiente às vendas.
Terceirizar o setor comercial permite que a equipe interna se concentre em suas atividades principais, enquanto uma equipe externa cuida das vendas. Isso aumenta a produtividade geral da empresa e permite que cada equipe se especialize em suas áreas de atuação.
4. Custos elevados
Não é segredo que manter um setor comercial interno pode ser caro, especialmente quando se considera os salários dos funcionários, benefícios, treinamento e infraestrutura necessária.
A sua empresa está passando por isso? Talvez seja um sinal para considerar a terceirização comercial.
Esse serviço o ajudará a reduzir seus custos operacionais, pagando apenas pelos serviços prestados pela empresa terceirizada. Dessa maneira, também é possível gerar uma economia significativa a longo prazo.
5. Falta de expertise em vendas
Nem todas as empresas têm a expertise necessária para desenvolver e executar estratégias de vendas eficazes.
Se a equipe interna não possui as habilidades e conhecimentos necessários para impulsionar as vendas, terceirizar o setor comercial será uma solução viável, já que uma empresa especializada em vendas terá profissionais treinados que conhecem as melhores práticas do mercado e podem trazer resultados significativos.
6. Baixo desempenho nas vendas
Em outras situações, caso uma empresa esteja constantemente enfrentando baixas vendas e não consiga atingir suas metas, algo no setor comercial está errado.
Portanto, como mostramos até aqui, diversos fatores podem impactar negativamente no desempenho das vendas de um empreendimento.
Caso isso esteja sendo um problema no seu negócio, a terceirização comercial trará estratégias eficazes não apenas com resultados positivos, mas com escala.
Integrando tecnologias na Terceirização Comercial
Com o avanço da transformação digital, as empresas de outsourcing de vendas têm buscado cada vez mais a integração de tecnologias para otimizar processos comerciais.
Aliás, na Sales4You, aplicamos diversas ferramentas tecnológicas para aprimorar a produtividade da equipe comercial e realizar ações mais precisas.
Assim, uma das principais vantagens da integração de tecnologias em vendas é a automação de tarefas repetitivas e burocráticas.
Com a utilização de softwares e sistemas especializados, é possível agilizar processos, como a emissão de pedidos, o gerenciamento de estoques e o acompanhamento das vendas.
Isso permite que os vendedores foquem seu tempo e energia em atividades mais estratégicas, como o relacionamento com os clientes e a identificação de oportunidades de negócio.
A propósito, falando em relacionamento com os clientes, uma tecnologia extremamente funcional para a empresa é o sistema de CRM (Customer Relationship Management) de vendas.
Com essa ferramenta, as empresas podem ter acesso a informações detalhadas sobre o perfil dos clientes, o histórico de compras e as preferências de cada um.
Esses dados são fundamentais para a tomada de decisões mais assertivas e para o desenvolvimento de estratégias personalizadas de vendas.
Do mesmo modo, uma empresa terceirizada que saiba aproveitar a utilização de ferramentas de marketing digital pode possibilitar a criação de campanhas segmentadas e personalizadas, aumentando as chances de conversão em vendas.
Enfim, são diversas as possibilidades de potencializar os resultados do setor comercial do seu negócio aproveitando as integrações tecnológicas em uma terceirização comercial.
Todavia, vale a dica: sempre observe se a empresa a ser contratada investe em infraestrutura tecnológica e capacitação do time.
A gestão comercial também pode ser delegada
Mais do que ter vendedores habilidosos, o departamento comercial exige um líder que seja capaz de conduzir toda a equipe. É aí que entra a importância da terceirização da gestão comercial.
De modo geral, a terceirização da gestão comercial consiste em delegar essa função para uma empresa especializada, que ficará responsável por todas as atividades relacionadas à área de vendas.
Essas empresas possuem profissionais qualificados e experientes na área de vendas, que conhecem as melhores práticas, técnicas e estratégias para impulsionar as vendas e alcançar resultados positivos.
Por isso, a terceirização pode ser uma saída quando o negócio não tem uma base para selecionar gestores aptos ou que pretende ter um melhor custo-benefício na gestão.
No entanto, é importante realizar uma análise cuidadosa e escolher uma empresa terceirizada confiável para garantir o sucesso dessa parceria.
Venda mais com a Sales4You
A Sales4You oferece soluções estratégicas na terceirização comercial para impulsionar vendas utilizando uma metodologia altamente eficiente e validada por empresas referências em seus segmentos.
Com o nosso time, composto por profissionais de alto nível, você não precisa se preocupar em prospectar ou fechar negócios. Afinal, nós já cuidamos de todo o processo, desde a prospecção, qualificação dos leads até a fase de negociação e fidelização.
Integrando técnicas de vendas realmente eficazes, a equipe terceirizada consegue aumentar a produtividade da sua equipe bem como otimizar os recursos do negócio com tecnologias avançadas.
Conheça mais sobre os nossos serviços em consultoria comercial e gestão comercial e solicite o seu orçamento. Entre em contato hoje mesmo!
1 comments
Francesca
08/08/2024 at 14:27
Boa tarde!
Tenho interesse em conhecer as modalidades SDR e Closer.