Social Selling no Outbound: guia definitivo para vender no LinkedIn

O LinkedIn se tornou a maior rede social para negócios em todo o mundo. Com isso, quem sabe aproveitar o poder de alcance na plataforma utilizando o Social Selling no Outbound, colhe os frutos no aumento das vendas.

A propósito, ao contrário do que muitos empreendedores imaginam, as redes sociais vão muito além de ser um canal de engajamento e posicionamento da marca com o público. 

Justamente por concentrar diferentes públicos em um só lugar, as redes sociais como o LinkedIn também abrem portas para a comercialização de compra e vendas de produtos/serviços.

Por isso, compilamos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre Social Selling no Outbound e como utilizar o LinkedIn para aplicar essa estratégia. Confira agora!

Entenda o que é Social Selling

Primeiramente, para responder essa questão, podemos fazer uma breve reflexão sobre o que se tornou as redes sociais. Nesse contexto, podemos destacar que hoje as redes sociais representam muito mais do que espaços de socialização.

As marcas presentes em plataformas sociais, a depender da forma como se posiciona e interage com o seu público, encontram grandes oportunidades de firmar um relacionamento mais próximo com potenciais clientes. 

E estamos indo além! 

Os consumidores não só utilizam as redes sociais para conhecer mais sobre a marca, como também aproveitam as plataformas para buscar informação. Segundo uma pesquisa realizada pela Capterra, cerca de 68% dos brasileiros buscam notícias sobre marcas em redes sociais.

É justamente nesse cenário que o Social Selling surge como um processo de prospecção de leads por meio das mídias sociais. 

Sendo assim, essa estratégia é uma tática poderosa de outbound digital, uma vez que está relacionado ao contato vendedor/cliente a partir do relacionamento gerado nas plataformas.

Por que fazer Social Selling no LinkedIn?

Que o LinkedIn é a maior rede social no âmbito profissional do mundo, isso você já deve saber. Mas o que muita gente não observa é que a plataforma se tornou uma grande porta de entrada para novos clientes entre as empresas – principalmente para B2B. 

Além dos milhares de usuários já qualificados, a plataforma também dispõe de algumas ferramentas muito úteis na hora de segmentar o seu público.       

O grande diferencial pelo qual o LinkedIn brilha os olhos de estrategistas de marketing é a sua estrutura, onde é possível:

  • estabelecer a sua marca profissional;
  • atrair mais leads fundo de funil;
  • conectar a audiência a partir da criação de conteúdo;
  • integrar ferramentas de automação para vendas no LinkedIn

Sem dúvidas, se você está considerando solidificar a sua base de clientes por meio do Social Selling para vendas B2B, o LinkedIn será um bom começo.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

Passo a passo para aumentar as vendas usando o LinkedIn

Agora que você já sabe como funciona o processo de Social Selling no LinkedIn, entenda de forma prática como aumentar as vendas do seu negócio utilizando essa plataforma. 

1. Defina o seu Perfil de Cliente Ideal

Antes de criar qualquer estratégia de outbound nas redes sociais, é imprescindível entender o perfil de cliente ideal (IPC) do seu negócio. 

Sabendo quem tem chance de comprar da sua marca, é possível estabelecer um direcionamento mais assertivo, ajudando a economizar tempo e recursos para fechar uma venda.

2. Estruture o seu Perfil com base na sua Marca Profissional

A plataforma do LinkedIn conta com diversos recursos para que o usuário deixe o seu perfil  mais completo. É possível colocar informações sobre o negócio, histórico de experiências e cases de sucesso, bem como os seus melhores portfólios.

Porém, um detalhe que comumente passa despercebido entre muitas empresas que tentam fazer Social Selling na plataforma profissional é a falta de marca pessoal.

O que a sua marca comunica, direta ou indiretamente, é o que conecta a sua persona. Portanto, garanta que o seu perfil comunique exatamente o que a sua marca representa e deixe claro as dores que ele soluciona. 

3. Crie Conteúdo Estratégico para Social Selling

Invista em marketing de conteúdo para alcançar mais leads de forma orgânica. A criação de conteúdo valioso é uma estratégia bastante interessante, sobretudo para atrair e nutrir potenciais clientes.

De acordo com um levantamento pela Delante, 82% dos consumidores tomam uma atitude positiva depois de ler o conteúdo de uma marca. 

Só de olhar esse resultado, já se percebe o impacto da criação de materiais envolventes e educativos para vender no LinkedIn.

4. Gere relacionamentos 

A combinação de todos os passos anteriores facilitam um processo-chave para aumentar as vendas por meio do Social Selling no Outbound: geração de relacionamentos.

A participação em grupos de discussão é uma forma de interagir com outros profissionais da área e estabelecer autoridade ao demonstrar a sua experiência e conhecimento.

De outro modo, o LinkedIn também promove uma ferramenta para pesquisa de contatos, o que facilita a conexão com os contatos comerciais certos.

5. Prospecte potenciais clientes

Leads gerados no Social Selling, então, chega o momento de prospectar os melhores contatos. 

Nessa etapa, ter um plano de abordagem bem desenhado é crucial. Uma dica é analisar o perfil do contato para saber quais são seus interesses e nível de consciência com a sua marca.

Invista em personalização e automação, já que isso ajuda a aumentar as chances de respostas positivas com o script de vendas.

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