Em estratégias de Marketing e Vendas, é fundamental alinhar o processo de vendas com a jornada do consumidor. Tomar decisões a partir de cada etapa do funil de vendas é uma forma inteligente de alcançar mais oportunidades e aumentar o potencial de conversão.
Uma vez que o time de marketing sabe o que fazer e para quem fazer, poupa tempo e recursos com campanhas entregues para as pessoas certas, na hora certa.
Do mesmo modo, para obter maiores chances de sucesso, um vendedor precisa saber o momento ideal de enviar uma proposta de fechamento de vendas. É aí, portanto, que o funil de vendas entra para auxiliar o profissional a identificar a jornada de compra do lead.
Acompanhe este guia para descobrir mais sobre o que é funil de vendas e entender como funciona cada etapa. Vamos lá?!
O que é Funil de Vendas?
O funil de vendas (pipeline) trata-se de todo o processo de acompanhamento de uma jornada de compra até o momento da conversão final. Na prática, esse modelo estratégico traz ações e etapas estruturadas em um caminho para o fechamento de vendas.
Lembre-se de que vender não é um processo linear, e que nem sempre o cliente está pronto para comprar a sua solução no primeiro momento.
Porém, talvez um dia ele esteja, e para que isso aconteça precisamos prepará-lo. Nesse contexto, implantar o funil de vendas é ajudar o cliente desde o primeiro contato para conduzir a compra.
Assim, com um funil de vendas, fica mais fácil saber quais clientes estão na fase de conhecimento da empresa, quem está considerando a solução da marca ou já tomou a decisão de compra.
É importante lembrar também que, aqui, a equipe de marketing e vendas andam lado a lado. Afinal, essa metodologia engloba aspectos das duas áreas.
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Quais são as etapas do Funil de Vendas Marketing
A jornada de compra do consumidor combina diferentes momentos e fases. Com base nisso, existem as etapas do funil de vendas para segmentar cada lead. A princípio, é literalmente como filtrar o cliente por fases.
Dessa forma, as etapas do funil de vendas no marketing estão divididas em: topo, meio e fundo.
Entenda como funciona cada uma delas!
Topo de Funil: aprendizado e descoberta
Essa é a fase na qual ocorre o primeiro contato do cliente com a marca. Na etapa topo de funil de vendas, as ações são voltadas para despertar a consciência do consumidor. Aliás, não é à toa que a fase também é conhecida como “etapa da consciência”.
As estratégias para o topo buscam fazer o consumidor reconhecer que tem um problema e precisa de uma solução.
Diante disso, é preciso amadurecer esse consumidor. Para tanto, a dica é oferecer conteúdos como artigos e newsletters para ele entender cada vez mais sobre o seu problema e avançar de etapa.
Meio de Funil: reconhecimento do problema e consideração da solução
O meio de funil trabalha o reconhecimento do problema, uma vez que o consumidor tenha descoberto ele na fase anterior. Por isso, uma estratégia de meio de funil de marketing deve abordar ações que façam o lead considerar a sua solução.
O consumidor, na etapa meio de funil, sabe que precisa de uma solução, ele só não tem certeza ainda de quem e quando adquiri-la.
Fundo de Funil: decisão de compra
Ok, o consumidor descobriu que ele tem um problema e precisa resolvê-lo. Na etapa fundo de funil de marketing é que acontece a tal decisão de compra.
Contudo, como aqui o lead já está amadurecido e sabe do que precisa, o fundo de funil acaba sendo uma fase mais curta. Logo, o lead qualificado está pronto para comprar. O que a sua empresa precisa fazer? Mostrar que a sua solução é a melhor para ele.
No fundo de funil, o consumidor já considera a proposta da marca. Então, de certa forma, ela só precisa apresentar suas alternativas e reafirmar o seu valor para transformar o consumidor em cliente.
Quais as vantagens de implantar um Funil de Vendas?
Uma das principais vantagens de implantar um funil de vendas eficiente é a assertividade em processos de marketing e vendas. A facilidade de segmentação, sobretudo, é o principal fator que contribui para movimentos mais assertivos pelo time.
Além disso, aplicando um bom método de funil de vendas, o negócio potencializa mais conversões em menos tempo, aumenta a produtividade, assim como evita gastos com campanhas para as pessoas erradas.
Enfim, implantar um funil de vendas pode oferecer muitas oportunidades à empresa. Mas claro que, para que isso aconteça, depende da eficiência na estratégia que será abordada pelo negócio.
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