Follow Up: o que é e como fechar mais contratos no digital

Follow Up é uma das estratégias mais importantes no ambiente digital.

Mas afinal, o que é follow up e como ele pode ajudar sua empresa a fechar mais contratos no digital?Já adiantando que o follow up está relacionado à estratégia de vendas e atendimento ao cliente.

Neste post, vamos mostrar o que é follow up, a importância dessa estratégia e como fechar mais contratos no digital. Acompanhe até o final!

O que é Follow Up?

Se você já ouviu falar, mas não sabe do que se trata follow up, do termo em inglês, saiba que ele significa acompanhamento.

No mundo dos negócios, follow up refere-se a um conjunto de ações que uma empresa realiza para manter contato com um cliente potencial, e esse contato/acompanhamento pode ser pelos diferentes canais digitais, como:

  • e-mail;
  • ligações;
  • mensagens de texto;
  • redes sociais;
  • whatsapp;
  • visitas presenciais.

Em outras palavras, follow up significa conversar com os clientes para aumentar as chances de conversão. Acredite: o follow up é uma das mais importantes estratégias no ambiente digital. 

Importância do Follow Up para realizar vendas online.

O follow up é crucial em qualquer estratégia de vendas ou atendimento ao cliente. E você já vai entender por que o acompanhamento de vendas é tão importante. Veja a seguir!

Mantém o interesse do cliente

Infelizmente, no mercado competitivo de hoje, é fácil ser esquecido.

Depois de uma interação inicial, o cliente pode se esquecer de você ou ser atraído por outra oferta. Assim, o follow up ajuda a manter o interesse vivo.

Você pode enviar um e-mail ou mensagem de agradecimento logo após a reunião ou a primeira interação e mostrar que você valoriza o tempo do cliente e está comprometido em ajudá-lo.

Estreita os laços com o cliente

Um relacionamento sólido com o cliente é fundamental para ganhar sua confiança e fidelidade. Portanto, com o acompanhamento ao cliente, você pode personalizar as suas mensagens e mostrar que você se lembra de detalhes específicos sobre o cliente e suas necessidades.

Aumenta a taxa de conversão

Nem todos os clientes estão prontos para comprar imediatamente. Com o follow up contínuo você pode incentivá-los a tomar a decisão de compra.

Mas, como fazer isso? Por meio de envio de informações adicionais, ofertas especiais ou lembretes amigáveis que ajudem a manter o cliente engajado e interessado em seu produto ou serviço.

Lembrando que não existe uma fórmula específica, já que cada negócio tem as suas particularidades, o seu público-alvo, entre outros fatores.

Em regra, fazer um bom follow up envolve manter contato regular e oferecer valor ao cliente, sempre de maneira personalizada e respeitosa.

Follow up: como fechar mais contratos no digital

Agora que você já sabe como fazer um follow up eficiente, vamos desvendar como é possível fechar mais contratos no digital. 

1. Contato inicial com o cliente

No mundo digital, onde a comunicação é rápida e as oportunidades são muitas, a rapidez no contato inicial com o cliente é crucial. Clientes potenciais esperam respostas rápidas.

Para fechar mais contratos no digital, é importante responder a consultas e mensagens o mais rápido possível e esclarecer todas as dúvidas do cliente, de preferência dentro de algumas horas.

E falando em mensagens…

2. Personalize as suas mensagens

Ao personalizar a mensagem que será enviada ao cliente, você vai mostrar que lembrou das necessidades dele e que de fato se importa com seu cliente.

Para tanto, é fundamental usar o nome do cliente na mensagem e mencionar detalhes específicos da última conversa ou interação.

3. Use os canais de comunicação adequados  

Diferentes clientes preferem diferentes métodos de comunicação, o que é normal.

Então, utilize e-mail, telefone, redes sociais, e até mensagens de texto para estabelecer um canal direto de comunicação, de acordo com o meio que o cliente prefere ser contatado.

4. Tenha um plano de contato

Nem todos os clientes tomam decisões rapidamente. Seguir acompanhando-os de maneira educada mantém você na mente deles.

Como montar um plano? Você pode montar um cronograma e planejar uma série de follow ups em intervalos razoáveis, como e-mails semanais ou quinzenais, sem ser insistente demais. Cuidado para não ser inconveniente!

5. Saiba encerrar o follow up

Como vimos, o follow up é uma etapa crucial para manter o relacionamento com o cliente. Mas, entenda que é igualmente importante saber quando e como encerrar essa comunicação de maneira adequada.

Encerrar o follow up corretamente garante que você deixe uma boa impressão e mantenha a porta aberta para futuras oportunidades. Agradecer mostra respeito e apreciação pelo tempo que o cliente dedicou, mesmo que o resultado não tenha sido um contrato fechado.

Deixar a porta aberta mantém um relacionamento positivo e aumenta a probabilidade de que o cliente volte a procurá-lo no futuro.

Check list para fechar mais contratos digital

    • esclarecer dúvidas;
    • responder rapidamente;
    • personalizar suas mensagens;
    • priorizar o retorno da proposta;
    • usar vários canais de comunicação;
  • manter um relacionamento próximo com o cliente.

Conclusão

Ok, agora você já sabe o que é follow up e como fechar mais contratos no digital.

Esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor. Portanto, você pode otimizar ainda mais o contato com o cliente.

Deixe a Sales4You executar o follow up enquanto você se concentra no sucesso da sua empresa. Clique aqui e fale com nossos especialistas.

Para acessar mais materiais com este, acompanhe o nosso blog

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre nósSales4you
Terceirização comercial completa pra sua empresa não perder mais leads!
LocalizaçãoEstamos localizados em
Av. Leoberto Leal, 790 - Sala 101A - Barreiros - São José - SC
Conheça-nos melhorAcesse nossas redes sociais

Desenvolvido por Inside Digital. Todos os direitos reservados.

html, body { margin: 0; padding: 0; font-family: Poppins; font-size: 1em; line-height: 1.5; background: #F4F4F4; }
E-MAIL
clique aqui
ENTRAR EM CONTATO