As vendas da sua empresa vão mal? Pode ser sinal de que talvez o negócio esteja precisando de uma consultoria comercial. Mas na hora de escolher uma empresa de confiança para realizar este serviço, o que se deve levar em conta?
O setor de vendas é vital para qualquer empreendimento. Tendo isso em vista, todo cuidado é pouco no momento de contratar uma equipe de fora para dar conta dos processos de vendas, entre outros segmentos do braço comercial.
Sabendo disso, a Sales4You decidiu trazer este artigo com 6 passos práticos e fundamentais a fim de escolher uma consultoria comercial adequada para a sua empresa. Continue acompanhando para pegar todas as dicas!
1- Desconfie da oferta de preço baixo
Sabe aquele ditado: “O barato que sai caro”? Pois é, também pode acontecer com consultorias que prometem o serviço a um preço muito abaixo do praticado no mercado. O preço, normalmente, reflete a qualidade do serviço.
Basta lembrar que em um trabalho de consultoria comercial para empresa requer profissionais qualificados, ferramentas e recursos de otimização de processos. Todos esses aspectos têm um valor que compõe a oferta final do serviço, influenciando na qualidade.
Então, será que uma consultoria extremamente barata pode oferecer uma equipe com os melhores profissionais e estratégias eficientes? Pense nisso na hora de escolher a equipe.
2- Conheça o processo da equipe de Consultoria Comercial
Antes de contratar uma empresa de consultoria comercial para a sua empresa, busque entender como funcionam os processos do time. Ter uma estratégia bem definida diz muito sobre o que se pode esperar da parceria.
Na Sales4You, os processos em consultoria comercial são apresentados com bastante clareza aos clientes. A consultoria integra etapas de diagnóstico até o acompanhamento contínuo a fim de bater as metas do negócio de maneira consistente e previsível.
3- Tenha cuidado com ofertas milagrosas
Geralmente, o momento de decisão para contratar uma consultoria comercial traz muita euforia. Afinal, os gestores e empresários querem resolver o problema o quanto antes. E aqui vai um alerta: a pressa por uma solução pode trazer ainda mais prejuízos.
Não é incomum encontrar diversas empresas de consultoria de vendas propondo soluções milagrosas ou fora da realidade. Infelizmente, muitos desses casos não passam de ofertas enganosas, seja para elevar o preço do serviço ou outro motivo relacionado.
Portanto, a terceira dica é ficar de olhos abertos a promessas de resultados com potencial milagroso. Tenha pé no chão e busque por consultorias com referências e que tenham credibilidade no mercado.
4- Analise o custo-benefício da Consultoria Comercial
O critério de relação custo-benefício também deve ser analisado para a escolha de uma consultoria de vendas. Nesse passo, observe qual o diferencial competitivo da empresa em relação aos principais concorrentes, avaliações e serviços inclusos na proposta.
O custo da consultoria deve sobrepor esses aspectos que, por sua vez, agregam valor ao negócio.
5- Verifique a capacidade tecnológica da empresa
Uma consultoria comercial eficiente investe em recursos tecnológicos que automatizam e otimizam processos. A capacidade tecnológica, sobretudo, contribui para maximizar diversas atividades.
A utilização de um bom CRM de vendas, por exemplo, facilita e integra diversas ações que ajudam a organização a vender mais em menos tempo.
6- Prefira empresas especializadas
Empresas especializadas tendem a oferecer melhores resultados do que as mais generalistas. E isso tem um bom motivo: as especializadas vão direto na ferida do negócio.
Algumas consultorias querem oferecer de tudo, focando na quantidade em vez de focar na qualidade. Portanto, aquelas que são especializadas saberão identificar facilmente os gargalos do seu negócio no que tange áreas específicas.
Mas atenção! Escolher uma equipe especializada não quer dizer optar por empresas unilaterais, que só sabem resolver um tipo de problema. É justamente o contrário, alinhar a multidisciplinaridade do time a um eixo em comum.
Dica bônus: busque consultorias com resultados validados
Saber que outras empresas também confiam na consultoria na qual você está pensando em contratar, pode ser uma grande ajuda. Consultorias que já possuem resultados validados por outras companhias oferecem uma margem maior de segurança e credibilidade.
A Sales4You, por exemplo, já implantou um método próprio em mais de 50 empresas que foi capaz de alavancar faturamentos, assim como a produtividade dos times.
Pensou em Consultoria Comercial? Conte com a Sales4You!
Depois de conferir este guia prático de como escolher a Consultoria Comercial ideal, agora você já sabe o que considerar antes de contratar uma consultoria para o seu negócio. E a Sales4You pode ajudar você ainda mais.
Com a Máquina de Vendas da S4Y, a sua companhia potencializa o setor de vendas de forma estratégica e mais assertiva. Essa máquina eleva o faturamento do seu negócio, corrigindo falhas de vendas, impulsionando a prospecção ativa e aumento da produtividade.
Entre em contato hoje mesmo para contratar a Consultoria Comercial Sales4You e destravar as vendas da sua empresa!