Os resultados comerciais do seu negócio dependem de uma boa gestão de vendas. Mas, como fazer uma boa estratégia de vendas?
Neste artigo, vamos descomplicar esse tema e mostrar passo a passo como fazer uma boa gestão de vendas. Acompanhe!
O que é uma boa gestão de vendas?
Uma boa gestão de vendas é o processo que organiza, orienta e otimiza as atividades de sua equipe para alcançar os melhores resultados possíveis.
A gestão de vendas vai muito além da arte de vender — é uma estratégia que envolve desde o planejamento das metas até o acompanhamento do desempenho individual de cada vendedor. O foco é garantir a lucratividade do negócio e trazer mais eficiência para o processo comercial.
Mas, afinal, como fazer uma boa gestão de vendas? Acompanhe no próximo tópico!
Como fazer uma boa gestão de vendas em 7 passos
Uma boa estratégia de vendas deve ser como um mapa que detalha o plano de vendas e isso inclui:
. Definição de objetivos;
. Análise de recursos disponíveis;
Como fazer isso? Vamos explicar como fazer uma boa gestão de vendas passo a passo.
1º passo – Definição de objetivos
Uma boa estratégia começa com a definição de objetivos. Para saber onde você quer chegar, é preciso ter bem definido:
- o resultado que a empresa quer alcançar nos próximos meses;
- as métricas que serão usadas para monitorar o progresso;
- as metas atingíveis;
- os prazos para alcançar esses objetivos.
2º passo – Conhecer seu público-alvo
O próximo passo é entender quem é seu cliente ideal.
Assim, saber para quem você vai vender envolve pontos importantes, como:
- idade;
- sexo;
- localização;
- nível de renda;
- quais os problemas eles querem resolver com os seus produtos e serviços oferecidos;
- por quais canais eles pretendem se comunicar.
Nós temos um artigo no Blog explicando sobre como conhecer bem o seu público-alvo, o qual recomendamos conferir.
Com todas essas informações, você pode personalizar sua abordagem de vendas e oferecer soluções específicas que atendam às necessidades reais do seu público.
3º passo – Estudo da concorrência
Depois de conhecer o seu público-alvo, o passo mais importante é entender como os seus concorrentes atuam para identificar oportunidades para se diferenciar no mercado.
Para estudar a concorrência, é preciso levar em conta 2 pontos principais:
- como os concorrentes se posicionam no mercado;
- o que você pode fazer de melhor ou diferente para ganhar vantagem competitiva.
Com esse estudo, você vai ajustar a sua oferta e se destacar no mercado.
4º passo – Desenvolver um funil de vendas
O funil de vendas é o processo pelo qual seus clientes passam até a conclusão da compra.
Ter um funil bem estruturado ajuda a orientar suas ações em cada etapa da jornada do cliente. E por que funil de vendas? Veja:
- Topo do funil (conscientização): potenciais clientes tomam conhecimento da sua empresa;
- Meio do funil (consideração): eles consideram suas soluções e as comparam com os concorrentes;
- Fundo do funil (decisão): o cliente decide comprar.
A cada fase, a equipe de vendas deve usar diferentes abordagens e conteúdos, desde marketing digital até visitas de campo, para mover os leads pelo funil até a conversão.
5º passo – Treinamento da equipe de vendas
Para uma boa estratégia de vendas funcionar, a equipe deve estar treinada e preparada para colocá-la em prática.
E não é só isso. A equipe deve estar em treinamento contínuo sobre:
- técnica de vendas;
- produtos e serviços;
- ferramentas de CRM;
- abordagem de clientes.
O treinamento contínuo garante que o time de vendas esteja atualizado sobre as melhores práticas, habilidades e ferramentas para alcançar os melhores resultados e vender mais.
Dica de especialista
Utilize ferramentas de tecnologia de vendas e automação, trabalhando estratégias para gerenciar e otimizar o processo de vendas.
6º passo – Pedir e receber feedback
O feedback dos clientes é uma mina de ouro para ajustar sua estratégia.
Converse com seus clientes para entender o que eles mais valorizam e quais melhorias eles sugerem. Essa avaliação vai ajudar a aprimorar seu produto ou serviço, assim como as abordagens de venda.
7º passo – Tenha um plano de Follow-Up
Uma boa estratégia de vendas não termina no primeiro contato.
O follow-up é fundamental para converter leads em clientes.
Defina um plano de acompanhamento para manter-se presente na mente do potencial cliente, seja por meio de telefonemas, e-mails ou até mesmo reuniões de acompanhamento.
Conclusão
Agora você já sabe que fazer uma boa gestão de vendas exige planejamento e foco em cada etapa do processo de vendas.
Definir metas claras, entender seu público, treinar sua equipe e usar as ferramentas certas são elementos fundamentais para o sucesso de vendas.
Deixe a Sales4You fazer uma boa gestão de vendas para a sua empresa e descubra como fazer uma boa estratégia de vendas agora mesmo!