Como fazer uma boa gestão de vendas em 7 Passos.

Os resultados comerciais do seu negócio dependem de uma boa gestão de vendas. Mas, como fazer uma boa estratégia de vendas?

Neste artigo, vamos descomplicar esse tema e mostrar passo a passo como fazer uma boa gestão de vendas. Acompanhe!

O que é uma boa gestão de vendas?

Uma boa gestão de vendas é o processo que organiza, orienta e otimiza as atividades de sua equipe para alcançar os melhores resultados possíveis.

A gestão de vendas vai muito além da arte de vender é uma estratégia que envolve desde o planejamento das metas até o acompanhamento do desempenho individual de cada vendedor. O foco é garantir a lucratividade do negócio e trazer mais eficiência para o processo comercial.

Mas, afinal, como fazer uma boa gestão de vendas? Acompanhe no próximo tópico!

Como fazer uma boa gestão de vendas em 7 passos

Uma boa estratégia de vendas deve ser como um mapa que detalha o plano de vendas e isso inclui:

.  Definição de objetivos;

.  Análise de recursos disponíveis;

Pesquisa de mercado;

 . Estratégia de vendas.

Como fazer isso? Vamos explicar como fazer uma boa gestão de vendas passo a passo.

1º passo – Definição de objetivos

Uma boa estratégia começa com a definição de objetivos. Para saber onde você quer chegar, é preciso ter bem definido:

  • o resultado que a empresa quer alcançar nos próximos meses;
  • as métricas que serão usadas para monitorar o progresso;
  • as metas atingíveis;
  • os prazos para alcançar esses objetivos.

2º passo – Conhecer seu público-alvo

O próximo passo é entender quem é seu cliente ideal.

Assim, saber para quem você vai vender envolve pontos importantes, como:

  • idade;
  • sexo;
  • localização;
  • nível de renda;
  • quais os problemas eles querem resolver com os seus produtos e serviços oferecidos;
  • por quais canais eles pretendem se comunicar.

Nós temos um artigo no Blog explicando sobre como conhecer bem o seu público-alvo, o qual recomendamos conferir.

Com todas essas informações, você pode personalizar sua abordagem de vendas e oferecer soluções específicas que atendam às necessidades reais do seu público.

3º passo – Estudo da concorrência

Depois de conhecer o seu público-alvo, o passo mais importante é entender como os seus concorrentes atuam para identificar oportunidades para se diferenciar no mercado.

Para estudar a concorrência, é preciso levar em conta 2 pontos principais:

  • como os concorrentes se posicionam no mercado;
  • o que você pode fazer de melhor ou diferente para ganhar vantagem competitiva.

Com esse estudo, você vai ajustar a sua oferta e se destacar no mercado.

4º passo – Desenvolver um funil de vendas 

O funil de vendas é o processo pelo qual seus clientes passam até a conclusão da compra.

Ter um funil bem estruturado ajuda a orientar suas ações em cada etapa da jornada do cliente. E por que funil de vendas? Veja:

  • Topo do funil (conscientização): potenciais clientes tomam conhecimento da sua empresa;
  • Meio do funil (consideração): eles consideram suas soluções e as comparam com os concorrentes;
  • Fundo do funil (decisão): o cliente decide comprar.

A cada fase, a equipe de vendas deve usar diferentes abordagens e conteúdos, desde marketing digital até visitas de campo, para mover os leads pelo funil até a conversão.

5º passo – Treinamento da equipe de vendas

Para uma boa estratégia de vendas funcionar, a equipe deve estar treinada e preparada para colocá-la em prática.

E não é só isso. A equipe deve estar em treinamento contínuo sobre:

  • técnica de vendas;
  • produtos e serviços;
  • ferramentas de CRM;
  • abordagem de clientes.

O treinamento contínuo garante que o time de vendas esteja atualizado sobre as melhores práticas, habilidades e ferramentas para alcançar os melhores resultados e vender mais.

Dica de especialista

Utilize ferramentas de tecnologia de vendas  e automação, trabalhando estratégias para gerenciar e otimizar o processo de vendas.

6º passo – Pedir e receber feedback

O feedback dos clientes   é uma mina de ouro para ajustar sua estratégia.

Converse com seus clientes para entender o que eles mais valorizam e quais melhorias eles sugerem. Essa avaliação vai ajudar a aprimorar seu produto ou serviço, assim como as abordagens de venda.

7º passo – Tenha um plano de Follow-Up

Uma boa estratégia de vendas não termina no primeiro contato.

O follow-up é fundamental para converter leads em clientes.

Defina um plano de acompanhamento para manter-se presente na mente do potencial cliente, seja por meio de telefonemas, e-mails ou até mesmo reuniões de acompanhamento.

Conclusão

Agora você já sabe que fazer uma boa gestão de vendas exige planejamento e foco em cada etapa do processo de vendas.  

Definir metas claras, entender seu público, treinar sua equipe e usar as ferramentas certas são elementos fundamentais para o sucesso de vendas.

Deixe a Sales4You  fazer uma boa gestão de vendas para a sua empresa e descubra como fazer uma boa  estratégia de vendas agora mesmo!

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