Como fazer uma boa Estratégia de Vendas

Se você quer saber como fazer uma boa estratégia de vendas, está no lugar certo!

Seja qual for o segmento de sua empresa, uma boa estratégia de vendas é o primeiro passo para atrair novos clientes e fidelizar os já existentes.

Estratégia de vendas é um plano detalhado que define como a empresa vai atingir sua meta de vendas, conquistar novos clientes, aumentar a lucratividade do negócio, dentre outras questões para impulsionar as vendas.

Neste artigo, vamos mostrar como fazer uma boa estratégia de vendas. Acompanhe!

O que é uma estratégia de vendas

Quando falamos em estratégia de vendas, a primeira ideia que vem em mente é planejar para atrair mais clientes, não importando qual seja o segmento de mercado da empresa.

Mas, o que de fato significa uma estratégia de vendas?

Uma estratégia de vendas é mais do que planejar é um conjunto de táticas para otimizar o processo comercial de sua empresa.

Em outras palavras, trata-se de um plano elaborado que envolve conhecer o seu mercado-alvo, ter objetivos claros e usar as ferramentas certas para transformar as suas vendas e levar sua empresa ao próximo nível.

Como fazer uma boa estratégia de vendas

Uma boa estratégia de vendas é um processo que envolve planejamento, mas que pode reservar algumas armadilhas.

Um plano de ação mal elaborado pode resultar em metas impossíveis de serem alcançadas, baixa retenção de clientes, perda de oportunidades, dentre outras ações equivocadas.

Então, como fazer uma boa estratégia de vendas? Vejamos as dicas a seguir!

Conheça os seus clientes

O primeiro passo para uma boa estratégia de vendas é conhecer a sua persona. Aliás, esse é o grande diferencial.

Mas, como conhecer os seus clientes? Para definir quem é a sua persona, listamos algumas dicas a seguir:

  • fazer pesquisa de mercado por meio de questionários para identificar quem são seus clientes;
  • dividir o seu mercado em segmentos com base em idade, gênero, localização geográfica e hábito de compra;
  • como o seu produto/serviço pode ajudar o cliente a resolver os seus problemas.

Assim, para conhecê-lo, você pode criar um personagem fictício do seu cliente ideal (persona)  para conduzir a abordagem comercial e assim direcionar as suas estratégias de marketing e vendas.

Se preciso, invista em uma consultoria de vendas para criar a sua persona a fim de começar uma boa estratégia de vendas.

Defina metas claras de vendas

Definir metas claras é essencial para começar uma estratégia de vendas.

As metas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis e temporais, como “Aumentar as vendas em 15% em 03 meses”, por exemplo.

No entanto, você deve acompanhar regularmente o progresso em relação a essas metas para ajustar as estratégias e corrigir quaisquer eventuais problemas que possam surgir.

Além disso, é importante garantir que toda a equipe de vendas entenda claramente essas metas e o que esperar delas.

Utilize ferramentas de vendas e automação

Ferramentas de tecnologia de vendas  e automação trabalham estratégias para gerenciar e otimizar o processo de vendas.

Alguns exemplos de ferramentas de vendas e automação mais utilizadas são:

  • CRM (Customer Relationship Management);
  • Chat Box;
  • Inteligência Artificial;
  • Big Data.

 Treine sua equipe de vendas

Para garantir uma boa estratégia de vendas, a sua equipe deve estar afiada, isso porque são eles que vão estar na linha de frente e garantir a melhor experiência ao cliente.

Para isso, ofereça treinamentos regulares sobre técnica de vendas, produtos e ferramentas de vendas.

Desenvolva um plano de ação

Em uma boa estratégia de vendas não pode faltar objetivos claros para nortear o seu negócio. Por isso, é crucial desenvolver um plano de ação e detalhar as ações específicas que você vai utilizar para alcançar as metas.

Para ajudar nesse plano, você pode seguir alguns passos, como:

  • criar um cronograma que detalhe quando cada ação será tomada;
  • atribuir responsabilidades claras para cada membro da equipe;
  • estabelecer mecanismos de acompanhamento e revisão para assegurar que o plano de ação está sendo seguido.

Esse plano será a base de suas estratégias de vendas para alcançar o objetivo.

 

Conclusão

Agora você já sabe que fazer uma boa estratégia de vendas pode transformar o desempenho de qualquer empresa, não importando o seu segmento de mercado.

Para tanto, é crucial ter claramente definido quem são os seus potenciais clientes e suas necessidades. Uma estratégia mal planejada pode fazer com que os resultados fiquem muito abaixo do esperado, ou pior ainda, que sejam nulos.

Deixe a Sales4You fazer uma estratégia de vendas para a sua empresa e descubra como uma estratégia bem planejada pode alavancar o seu negócio!

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