O LinkedIn se tornou a maior rede social para negócios em todo o mundo. Com isso, quem sabe aproveitar o poder de alcance na plataforma utilizando o Social Selling no Outbound, colhe os frutos no aumento das vendas.
A propósito, ao contrário do que muitos empreendedores imaginam, as redes sociais vão muito além de ser um canal de engajamento e posicionamento da marca com o público.
Justamente por concentrar diferentes públicos em um só lugar, as redes sociais como o LinkedIn também abrem portas para a comercialização de compra e vendas de produtos/serviços.
Por isso, compilamos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre Social Selling no Outbound e como utilizar o LinkedIn para aplicar essa estratégia. Confira agora!
Entenda o que é Social Selling
Primeiramente, para responder essa questão, podemos fazer uma breve reflexão sobre o que se tornou as redes sociais. Nesse contexto, podemos destacar que hoje as redes sociais representam muito mais do que espaços de socialização.
As marcas presentes em plataformas sociais, a depender da forma como se posiciona e interage com o seu público, encontram grandes oportunidades de firmar um relacionamento mais próximo com potenciais clientes.
E estamos indo além!
Os consumidores não só utilizam as redes sociais para conhecer mais sobre a marca, como também aproveitam as plataformas para buscar informação. Segundo uma pesquisa realizada pela Capterra, cerca de 68% dos brasileiros buscam notícias sobre marcas em redes sociais.
É justamente nesse cenário que o Social Selling surge como um processo de prospecção de leads por meio das mídias sociais.
Sendo assim, essa estratégia é uma tática poderosa de outbound digital, uma vez que está relacionado ao contato vendedor/cliente a partir do relacionamento gerado nas plataformas.
Por que fazer Social Selling no LinkedIn?
Que o LinkedIn é a maior rede social no âmbito profissional do mundo, isso você já deve saber. Mas o que muita gente não observa é que a plataforma se tornou uma grande porta de entrada para novos clientes entre as empresas – principalmente para B2B.
Além dos milhares de usuários já qualificados, a plataforma também dispõe de algumas ferramentas muito úteis na hora de segmentar o seu público.
O grande diferencial pelo qual o LinkedIn brilha os olhos de estrategistas de marketing é a sua estrutura, onde é possível:
- estabelecer a sua marca profissional;
- atrair mais leads fundo de funil;
- conectar a audiência a partir da criação de conteúdo;
- integrar ferramentas de automação para vendas no LinkedIn.
Sem dúvidas, se você está considerando solidificar a sua base de clientes por meio do Social Selling para vendas B2B, o LinkedIn será um bom começo.
Passo a passo para aumentar as vendas usando o LinkedIn
Agora que você já sabe como funciona o processo de Social Selling no LinkedIn, entenda de forma prática como aumentar as vendas do seu negócio utilizando essa plataforma.
1. Defina o seu Perfil de Cliente Ideal
Antes de criar qualquer estratégia de outbound nas redes sociais, é imprescindível entender o perfil de cliente ideal (IPC) do seu negócio.
Sabendo quem tem chance de comprar da sua marca, é possível estabelecer um direcionamento mais assertivo, ajudando a economizar tempo e recursos para fechar uma venda.
2. Estruture o seu Perfil com base na sua Marca Profissional
A plataforma do LinkedIn conta com diversos recursos para que o usuário deixe o seu perfil mais completo. É possível colocar informações sobre o negócio, histórico de experiências e cases de sucesso, bem como os seus melhores portfólios.
Porém, um detalhe que comumente passa despercebido entre muitas empresas que tentam fazer Social Selling na plataforma profissional é a falta de marca pessoal.
O que a sua marca comunica, direta ou indiretamente, é o que conecta a sua persona. Portanto, garanta que o seu perfil comunique exatamente o que a sua marca representa e deixe claro as dores que ele soluciona.
3. Crie Conteúdo Estratégico para Social Selling
Invista em marketing de conteúdo para alcançar mais leads de forma orgânica. A criação de conteúdo valioso é uma estratégia bastante interessante, sobretudo para atrair e nutrir potenciais clientes.
De acordo com um levantamento pela Delante, 82% dos consumidores tomam uma atitude positiva depois de ler o conteúdo de uma marca.
Só de olhar esse resultado, já se percebe o impacto da criação de materiais envolventes e educativos para vender no LinkedIn.
4. Gere relacionamentos
A combinação de todos os passos anteriores facilitam um processo-chave para aumentar as vendas por meio do Social Selling no Outbound: geração de relacionamentos.
A participação em grupos de discussão é uma forma de interagir com outros profissionais da área e estabelecer autoridade ao demonstrar a sua experiência e conhecimento.
De outro modo, o LinkedIn também promove uma ferramenta para pesquisa de contatos, o que facilita a conexão com os contatos comerciais certos.
5. Prospecte potenciais clientes
Leads gerados no Social Selling, então, chega o momento de prospectar os melhores contatos.
Nessa etapa, ter um plano de abordagem bem desenhado é crucial. Uma dica é analisar o perfil do contato para saber quais são seus interesses e nível de consciência com a sua marca.
Invista em personalização e automação, já que isso ajuda a aumentar as chances de respostas positivas com o script de vendas.
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