Antes de tudo, a verdade é que a resposta para essa pergunta depende. Para muitas empresas, a terceirização da equipe de vendas pode trazer uma série de benefícios. Porém, cada caso é um caso.
Neste artigo, vamos ajudar você a descobrir se terceirizar a equipe de vendas faz sentido para o seu negócio. Continue a leitura para saber mais!
Como funciona a terceirização da equipe de vendas
Sabe todas aquelas atividades que o setor de vendas da sua empresa tem de lidar? Construir e acompanhar processos comerciais, prospectar clientes, fazer negociações e ainda encontrar oportunidades, cada uma delas possui sua importância na rotina da empresa.
Além do mais, qualquer etapa mal feita pode representar gastos desnecessários e aumento do Custo de Aquisição de Clientes (CAC).
A terceirização da equipe de vendas tem por finalidade delegar todas essas tarefas para outra empresa ou representantes comerciais. Assim, o negócio tem espaço para se preocupar com outras questões internas, aumentar a produtividade e vender mais.
Terceirização por intermédio de Inside Sales
Na tradução literal, o Inside Sales significa vendas internas. Sendo assim, a terceirização de vendas por meio de Inside Sales funciona com a equipe terceirizada executando suas atividades de dentro da empresa.
Para isso, a equipe de vendas utiliza recursos tecnológicos para realizar contatos, reuniões, entre outras abordagens a distância, mesmo estando na empresa.
Ao contrário da terceirização da equipe de vendas de campo, o modelo de Inside Sales pode ser uma opção mais vantajosa. Isso porque, nesse caso, pode-se evitar gastos com hospedagem e deslocamento, além de permitir agilidade em atender às necessidades da equipe para obter maior eficiência.
E por funcionar totalmente a distância, o relacionamento com o cliente também é levado em conta, visto que a conexão entre cliente e vendedor devem ser reforçadas.
Portanto, o Inside Sales é uma alternativa excelente para empresas que realizam vendas de produtos ou serviços que exigem uma abordagem mais complexa com o cliente.
Por que fazer a terceirização da equipe de vendas?
Muitas dúvidas surgem ao considerar a terceirização da equipe de vendas para a empresa. Tendo isso em vista, para ajudá-lo a tomar uma decisão, vale conferir alguns aspectos em que a escolha da terceirização pode melhorar o negócio.
Veja a seguir alguns benefícios que a terceirização da equipe de vendas tem o poder de oferecer em diferentes cenários para a sua organização!
Terceirizar equipe de vendas para definir ICP
Você saberia dizer qual o perfil de cliente ideal (ICP) da sua empresa? Com a terceirização de vendas, o representante comercial ou a equipe contratada é capaz de definir as características do seu ICP.
Definir o perfil de cliente ideal é indispensável não apenas para acelerar vendas, como também criar ações comerciais mais assertivas com o público certo.
Aumento das vendas
O baixo número de vendas é o principal motivo pelo qual as empresas optam por terceirizar a equipe de vendas.
Com profissionais mais capacitados na prospecção ativa e realização de diferentes processos na área de vendas, a empresa alcança mais clientes e, consequentemente, gera mais vendas.
Aumento da produtividade dos profissionais
A terceirização comercial, especialmente no Inside Sales, potencializa a produtividade dos profissionais de vendas. Afinal, com um time focado só nisso, menos tempo é desperdiçado nos processos comerciais.
O time estando devidamente capacitado, sendo o caso dos Sales Development Representative, a empresa não perde tempo com oportunidades ruins e a taxa de conversão aumenta.
Redução de custos
Recrutamento, seleção de funcionários, encargos trabalhistas, entre outras despesas fixas e adicionais são alguns dos custos que uma empresa pode ter que arcar com um time de vendas.
Ao optar pela terceirização da equipe de vendas, esses custos são eliminados ou reduzidos. Logo, é uma vantagem principalmente para negócios que já demandam muita força de trabalho em outros setores da organização.
Otimização de processos
É possível otimizar diversos processos comerciais pela integração de sistemas de CRM, automação de emails e inúmeras outras ferramentas e tecnologias.
Além de reduzir o tempo de operações no processo de vendas, essas tecnologias também permitem uma melhor performance na comunicação com o cliente.
Abordagens personalizadas
Criar abordagens personalizadas para a prospecção de clientes antecipa respostas para possíveis objeções, bem como acelera a qualificação de leads.
Contudo, essa é uma possibilidade quando existe o apoio de uma equipe de vendas terceirizada no negócio.
Como a Sales4You pode ajudar você a vender mais
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