Saiba o que é e como realizar um pós-venda que funciona de fato

Empresas que realizam pós-vendas deixam inúmeras outras no chinelo. Ao contrário do que muitos pensam, o ciclo de vendas não acaba quando fecha uma venda. Pelo contrário, é aí que está começando.

Um bom pós-venda é uma espécie de fidelização do cliente. Por isso, é a etapa mais importante quando se fecha uma venda.

Preparamos este texto para que você entenda o que é e como realizar um pós-venda que funcione. Veja a seguir!

O que é um pós-venda?

O pós-venda é uma etapa do ciclo de vendas.

Trata-se de uma estratégia para manter o relacionamento com o cliente assim que a venda é concluída. O pós-venda inclui:

  • suporte ao cliente;
  • acompanhamento;
  • ofertas de produtos adicionais;
  • programas de fidelidade;
  • pesquisas de satisfação.

Enfim, o pós-venda é um conjunto de práticas que ocorrem após a venda para fortalecer o relacionamento com o cliente. O pós-venda vai trabalhar para que o cliente sinta que a compra do produto/serviço correspondeu a todas as suas expectativas e continue a escolher a sua empresa no futuro. Em outras palavras, é a fidelização do cliente.  

Qual a importância do pós-venda?

Muitas empresas não dão importância ao pós-venda. No entanto, como acabamos de ver, essa etapa do ciclo de vendas é um trunfo que pode ajudar a empresa a conquistar mais clientes.

Portanto, é justamente aí que está o problema: muitas empresas subestimam o pós-venda.

O pós-venda é um setor estratégico que pode impulsionar as vendas da empresa, isso porque um bom pós-venda garante uma série de benefícios. Confira!

Fidelização do cliente e novas oportunidades de negócio

Fazer uma nova prospecção com clientes que já conhecem as soluções/serviços da empresa pode aumentar a probabilidade de venda em até 70%. Assim, um pós-venda é uma ótima oportunidade de manter esse ciclo.

Solução de ocorrência de problemas após a venda concluída

Imprevistos podem acontecer, e, nesse caso, ter um bom pós-venda vai fazer toda a diferença. O time de pós-venda vai encontrar a melhor solução para o cliente, evitando assim possíveis litígios e prejuízos ainda maiores. 

O pós-venda vai estar a postos para atender o cliente no momento que ele mais precisar.

Feedback e melhoria contínua

No suporte ao cliente quando a venda é concluída, o pós-venda oferece uma oportunidade para coletar feedback valioso sobre os produtos/serviços oferecidos. Isso permite que a empresa identifique áreas de melhoria e faça ajustes necessários para aprimorar a experiência do cliente.

Como podemos observar, ter um bom pós-venda é crucial tanto para manter os clientes fidelizados quanto atrair novos clientes que não são bem atendidos pela concorrência.

Como realizar um pós-venda que funciona?

Realizar um pós-venda que funciona compreende um conjunto de estratégias que  envolve organização, planejamento e equipe.

Você vai entender como realizar um pós-venda que funciona de fato. Veja!

1. Acompanhamento

Para manter e fortalecer o relacionamento com o cliente após a compra ter sido realizada, é importante fazer um acompanhamento imediato, seja por e-mail, sms, telefone, redes sociais, entre outros.  

Assim, não precisa ser nada tão elaborado, o objetivo do acompanhamento é estreitar o relacionamento com o cliente. Veja algumas sugestões:

  • e-mail ou sms de boas-vindas;
  • agradecimento em nome da loja;
  • dicas de uso do produto/serviço;
  • envio de materiais com produtos/serviços oferecidos pela empresa.

Com isso, o pós-venda vai fazer com o que o cliente se sinta acolhido e importante para a empresa.

 2. Suporte ao cliente

Para realizar um bom pós-venda, o suporte ao cliente é a peça-chave.

É o momento de se colocar à disposição do cliente, checar se ele recebeu o produto/serviço e está satisfeito com o negócio realizado, ou se há alguma dúvida ou problema a ser resolvido. Portanto, se o cliente tiver alguma reclamação ou queixa, o pós-venda precisa ser proativo.

Após resolver um problema apresentado, entre em contato com o cliente para garantir que ele tenha ficado satisfeito com a solução. Isso demonstra que você valoriza a opinião dele e se preocupa com sua satisfação contínua.

3. Pesquisas de satisfação

Uma dica valiosa: envie pesquisas de satisfação.

É por meio dessas pesquisas que a empresa vai entender a experiência do cliente com o produto/serviço adquirido.

Confira algumas perguntas que não podem faltar na pesquisa de satisfação:

  • questões sobre aspectos específicos da compra;
  • entrega;
  • uso do produto/serviço.

As respostas serão fundamentais para as melhorias contínuas da empresa.

4. Oferta de novos produtos

Com o contato regular mantido com o cliente, é hora de adotar uma nova estratégia: oferta de novos produtos.

Dessa forma, baseado no histórico de compras do cliente, ofereça produtos ou serviços adicionais que complementem a compra inicial. Isso pode ser feito por e-mails personalizados ou recomendações no site.

Não esqueça de informar os clientes sobre novos produtos/serviços e atualizações que possam ser relevantes para eles.

Isso mostra que sua empresa está constantemente inovando e se preocupando com as necessidades dos clientes, e, sendo assim, não vai perder essa nova oportunidade de negócios.

5. Programas de fidelidade

O programa de fidelidade serve para que o cliente volte a comprar o produto/serviço e  faça recomendações da sua empresa a amigos e familiares.

Para isso, você pode criar campanhas de marketing personalizadas que oferecem descontos ou pacotes especiais para produtos relacionados à compra inicial do cliente.

 

Conclusão

O pós-venda é um trunfo que pode ajudar a empresa a conquistar mais clientes, além de fidelizar os clientes já existentes.

Como abordado neste artigo, um bom pós-venda engloba uma série de práticas, como acompanhamento, suporte ao cliente, pesquisa de satisfação, oferta de novos produtos, programa de fidelidade, entre outras.

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