Negócios de sucesso, comumente, aplicam o processo de inteligência comercial para impulsionar o setor de vendas da empresa. Abordando estratégias como a de automação, funil de vendas e análise de concorrência, é possível abrir ainda mais vantagem competitiva no mercado.
A inteligência comercial pode ser exatamente a peça que falta no quebra-cabeça para o sucesso do seu negócio.
Para simplificar a compreensão sobre esse processo e ajudar você a aplicá-lo na sua empresa, continue neste artigo até o fim. Boa leitura!
Como funciona o processo de Inteligência Comercial
A inteligência comercial representa um conjunto de estratégias eficazes entre o setor de marketing e vendas. Por meio dela, a companhia consegue se posicionar melhor no mercado, destacando-se em meio à concorrência.
Certamente, em algum momento você ou seus sócios se perguntaram: “Como aumentar as vendas em X%, sem correr tanto risco?”.
Essa é apenas uma das questões que empresas sólidas, independentemente do porte ou segmento, respondem cada vez que decidem adotar novas abordagens e tomadas de decisão para alavancar vendas.
Sendo assim, a inteligência comercial (ou inteligência competitiva) consiste na coleta de informações relevantes sobre os mais variados cenários da companhia. Desde dados da empresa, bem como detalhes sobre os leads e a situação do mercado são pilares a serem analisados para agir com inteligência em processos comerciais.
Aplicando a Inteligência Comercial na rotina da empresa
Aplicar um ciclo de inteligência comercial na rotina de vendas da sua empresa não é tão complexo quanto parece. Apesar do termo robusto, esse processo não se restringe apenas às grandes companhias.
Pelo contrário, praticamente qualquer negócio pode aplicar esse ciclo na rotina comercial da empresa. Mas claro, para obter resultados eficientes, é necessário se organizar e seguir um passo a passo.
Abaixo, veja como preparar um ciclo de inteligência comercial em cada etapa!
Planejamento
Assim como em qualquer estratégia de vendas, o planejamento é crucial para traçarmos o caminho certo a percorrer.
Na inteligência comercial, sobretudo, é importante ter uma gestão comercial preparada para realizar ações, como a geração e qualificação de leads, acompanhamento de processos, etc.
Com um time completo, defina todos os processos a serem realizados na estratégia, como a comunicação, análises e automações.
Além disso, traçar metas claras com a estratégia não pode ficar de fora da etapa de planejamento. Por exemplo, se o seu objetivo é encontrar o ICP do negócio para determinada campanha, comece avaliando a sua base de clientes que mais compram.
Levantamento e Análise de Dados
Após montar toda a base de planejamento, o próximo passo é fazer o levantamento das informações necessárias para pôr a estratégia em prática.
Dessa forma, varie métodos diferentes para fazer a coleta de dados dos quais precisa. Isso pode ser feito por intermédio de tecnologias como o Big Data, pesquisa de campo, ou o que for mais relevante para coletar os dados mais valiosos para a estratégia funcionar.
Por fim, não esqueça de analisar esses dados para obter decisões mais assertivas na execução do plano.
Execução do Plano
Esse é o momento de colocar em prática tudo o que foi planejado com base nas informações colhidas.
Para essa etapa, em especial, é fundamental fazer o acompanhamento de todas as atividades de perto. Avaliar indicadores e métricas de resultados também é indispensável para saber quais ações estão dando certo ou não.
Compartilhe os Resultados
Uma das medidas que fazem toda a diferença para se alcançar um processo de inteligência comercial eficiente é manter a equipe a par dos resultados.
Conforme a estratégia vai girando no negócio, aos poucos será possível perceber padrões, falhas ou pontos de aprimoramento.
Por isso, faz-se tão necessário o repasse dessas informações e feedback para todas as partes envolvidas no departamento, auxiliando nas melhores tomadas de decisão.
Por que investir em Inteligência Comercial no negócio?
Até aqui, você conferiu como funciona e, inclusive, como implantar a inteligência comercial na sua empresa. Mas, quais os reais benefícios dessa estratégia?
Vejamos os principais motivos pelo qual você deve investir!
Rotina mais Produtiva
Sem dúvidas, quando o time entende quais práticas não estão funcionando e podem executar suas tarefas com mais agilidade por meio da automação de processos, naturalmente podemos ver o aumento da produtividade.
Erros operacionais e atrasos em entregas tendem a diminuir, dando gás para a empresa escalar seus resultados.
Diferenciação no Mercado
A principal vantagem de uma estrutura de inteligência comercial bem definida é o aumento da capacidade de antecipação em tendências e abordagens, posicionando a sua empresa à frente da concorrência.
Clientes mais Satisfeitos
Melhor do que um cliente novo, só um cliente satisfeito que continua comprando da sua empresa e não da concorrência. Com isso, certos processos de análise e monitoramento da inteligência comercial podem ser a melhor forma de se aproximar mais dos clientes e fidelizá-los.
Gostou de saber mais sobre o processo de inteligência comercial com a Sales4You? Outros conteúdos como este você encontra em nosso blog, onde abordamos os assuntos mais relevantes para ajudar o seu negócio a vender mais. Não deixe de conferir!