O Outbound está presente no seu dia a dia em inúmeros cenários. Sabe aqueles anúncios em páginas na internet? E as ligações de telemarketing? Para assistir algum vídeo monetizado no Youtube, com certeza você precisou ver algumas propagandas antes, certo?
Se você se identificou com algum desses exemplos, então esteve diante da venda ativa (outro nome para outbound). Essa é uma estratégia de marketing superválida, e diversas empresas de sucesso apostam nela. Mas, afinal, o que é Outbound Digital e como funciona?
Neste artigo, vamos responder essa e mais dúvidas, além de entender como o outbound pode ser eficaz para aumentar as vendas online.
O que é Outbound Marketing?
O Outbound Marketing é um processo comercial de prospecção com abordagem ativa direcionada a potenciais clientes. Com isso, os vendedores ou representantes comerciais oferecem suas soluções diretamente ao cliente, mesmo se ainda não existir relacionamento entre o lead e a marca.
Nessa perspectiva, esse modelo de abordagem comercial não é de agora, pelo contrário, a venda ativa existe e funciona há décadas.
Podemos, ainda, observar táticas de venda ativa em diferentes formatos. Anúncios em TV são alguns dos exemplos mais comuns para esse tipo de abordagem, mas também podemos destacar outras ações como o telemarketing e os outdoors.
Como funciona o Outbound Digital?
Seguindo o mesmo princípio de estratégia para prospecção ativa, o Outbound Digital é voltado para ações integradas ao Marketing Digital. Assim, o Outbound na internet visa promover abordagens comerciais por intermédio da presença online.
Vale ressaltar que com o crescimento de marketplaces e mais consumidores optando pelas compras online, negócios que não investem em ações no digital ficam para trás.
Nesse sentido, o Outbound Digital também deve ser considerado nas movimentações de Marketing e Vendas da sua empresa ao promover produtos e serviços pela internet. Além disso, ferramentas de automação ajudam a potencializar mais conversões de leads.
E quais são os principais exemplos de outbound online? Veja abaixo:
- email marketing;
- anúncios nos motores de busca (Google Ads);
- pop-ups;
- banners digitais.
Por que adotar o Outbound para alavancar vendas online
Adotar o Outbound Digital como estratégia comercial para vender online pode trazer diversos benefícios ao negócio. Essa abordagem mais direta aos potenciais clientes, com o planejamento adequado, funciona bem com pequenas a grandes empresas
Porém, principalmente para empresas que já possuem uma presença digital e boa visibilidade da marca, as ações de outbound podem potencializar as vendas online. Afinal, pessoas que já conhecem a marca, tendem a interagir com seus conteúdos interruptivos.
Em contrapartida, mesmo se um lead não conhece a marca, o Outbound Digital também gera bons resultados. Isso porque o vendedor aborda diretamente aquelas pessoas com o potencial de se tornarem clientes.
Agora, confira o porquê de investir nessa estratégia para impulsionar o seu negócio na internet!
Alcance direcionado
Por trazer ações interruptivas com foco direto na venda, a estratégia de outbound possibilita o alcance direcionado. Além de pensar no público-alvo, é importante ainda lembrar dos consumidores que são potenciais clientes.
Desse modo, as campanhas são fundamentadas essencialmente para um grupo específico — com fortes chances de adquirir o seu produto ou serviço.
Portanto, para que a mensagem chegue até as pessoas certas, a empresa especializada em outbound fará uma estratégia segmentada. Ou seja, quanto mais preciso for o alcance da campanha, maiores as chances de conversão.
Ações direcionadas ainda permitem o aumento da visibilidade da marca e construção de autoridade.
Geração de leads qualificados
Outro benefício do Outbound Marketing Digital é o aumento da geração de leads qualificados. Isso porque, para segmentar a ação, é necessário identificar quais leads são propensos à conversão.
Assim, ao filtrar apenas os leads de qualidade, o seu negócio ganha mais oportunidades de negócios no segmento.
Impulsionamento de vendas
Imagine gerar vendas no automático todo mês. E mais, isso sem investir todo o esforço do seu time de vendas produzindo apenas conteúdo que gere relacionamento. Esse é o poder do Outbound Digital quando feito com estratégia, impulsionando as vendas da empresa.
Outra possibilidade de alavancar vendas com táticas diretas é fazendo cold calling, as “ligações frias”. Essa ação consiste em ligar para o prospect, criando uma interação mais próxima a fim de identificar uma necessidade dele e, assim, oferecer a solução da marca.
Nesse último caso, o poder da reatividade imediata do consumidor é um ponto favorável para fechar mais vendas.
ROI mais rápido
O retorno sobre o investimento (ROI) em ações de marketing direto acontece de forma rápida. Certamente, o principal motivo para isso é que os resultados surgem de maneira rápida, no curto prazo.
Outbound Digital com a Sales4You
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