Entenda o poder do portfólio de produtos para vendas online

O portfólio de produtos é uma ferramenta essencial nos ambientes profissionais, afinal, ele atua como uma vitrine para expor os trabalhos que já foram realizados por um profissional ou uma empresa.

A junção desses produtos em um só lugar é responsável por padronizar mensagens e facilitar a divulgação, auxiliando na promoção de uma comunicação eficaz entre cliente e vendedor.

Pensando em ajudar você na compreensão do assunto e na elaboração do seu portfólio de produtos para vendas online, preparamos este conteúdo completo. Acompanhe até o final. Boa leitura! 

Saiba o que é um portfólio de produtos

O portfólio de produtos é uma estratégia ou ferramenta essencial para profissionais ou empresas que querem apresentar e gerenciar de forma eficaz seu conjunto de produtos ou serviços para os clientes.

Pode-se dizer que é um catálogo, o qual apresenta todos os itens disponíveis para serem adquiridos. O objetivo principal é elencar os produtos e serviços, atraindo a atenção e despertando o interesse dos compradores. 

Além disso, quando se tem um portfólio bem produzido e elaborado, a imagem da marca é fortalecida e ela se diferencia da concorrência, impulsionando as vendas.

Essa ferramenta também é um meio informativo aos clientes, pois ela pode contar com dados essenciais, como especificações, características e benefícios dos itens, auxiliando os clientes a tomar as melhores decisões de compra.

Importância do portfólio de produtos para realizar vendas online

Seja para profissionais ou empresas, contar com um portfólio de produtos bem-feito é de grande importância. Afinal, como falado, ele atua como uma demonstração dos produtos e/ou serviços realizados, otimizando a interação com potenciais clientes.

É uma forma estratégica de fazer com que a empresa ou o profissional se destaque em meio aos seus concorrentes.

Ter esse tipo de material disponível, organizado e diversificado atua para um aumento considerável da visibilidade e credibilidade do profissional ou empresa, gerando mais vendas e até mesmo o crescimento dos negócios.

Benefícios de um portfólio de produtos para vendas online

Além de ser uma ferramenta essencial para a comunicação, o portfólio ajuda a construir a confiança dos clientes na empresa. Outros benefícios oferecidos por esta ferramenta são:

  • Aumento da visibilidade online: quando bem-feito, o portfólio pode destacar os produtos e/ou serviços em meio às plataformas online, aumentando a visibilidade.

  • Demonstração de experiência: o portfólio de produtos apresenta o que o profissional ou a empresa tem a oferecer, sendo uma demonstração clara de experiência na área em questão. 

  • Experiências personalizadas aos clientes: pode proporcionar experiências personalizadas para os clientes, atendendo às necessidades de cada um e proporcionando maiores chances de converter novos leads.

  • Compartilhamentos mais facilitados: o compartilhamento de um portfólio de serviço para clientes, parceiros, leads e demais interessados tem o poder de levar a sua empresa longe, resultando em novos negócios.

Dessa forma, explore esse tipo de material para apresentar os diferenciais da marca, sendo capaz de atrair clientes que confiam e podem se tornar fiéis aos seus produtos ou serviços.

Aprenda a montar um portfólio de produtos eficiente com esses 4 passos

A elaboração de um portfólio de produtos deve ir de acordo com os produtos e/ou serviços que são oferecidos. É possível apostar em animações em 3D, imagens e ilustrações. O importante é que os seus itens sejam bem apresentados.

Você pode começar a produção listando seus trabalhos, organizando e planejando como e onde será apresentado. Pode parecer complexo, mas não se preocupe: as dicas a seguir certamente vão auxiliar você. Confira:

1º) Identifique os produtos-chave

Um bom portfólio online de produtos ou serviços deve apresentar os produtos-chave. Procure identificar quais itens proporcionam maiores lucros ou margem de venda. Produtos ou serviços com grande saída merecem destaque.

2º) Analise a concorrência

Analisar a concorrência engloba uma pesquisa das principais oportunidades que podem destacar a sua empresa. Saber o que seus concorrentes estão preparando pode auxiliar na hora de identificar espaços que você pode preencher.

3º) Defina os preços e as estratégias de marketing

Os preços são um dos elementos – se não o mais – importantes de um portfólio de produtos para vendas online. Isso porque eles devem ser competitivos, cobrindo os custos, e acessíveis aos clientes.

Investir em estratégias de marketing, como promoções especiais, programas de fidelidade, envio de brindes e publicidade direcionada, pode ser uma alternativa eficaz.

4º) Tire fotos e crie a descrição dos produtos

Foque a apresentação visual, apostando em imagens de qualidade. Ao incluí-las no portfólio, tenha uma descrição detalhada do produto/serviço, capaz de sanar todas as possíveis dúvidas do cliente. Quanto mais informações forem passadas, mais confiança o cliente terá para finalizar a compra.

A elaboração desse tipo de material é complexa e requer tempo e muita atenção aos detalhes, sem se esquecer das estratégias de vendas

Evite estes erros na hora de montar seu portfólio de produtos

Vender por meio online pode ser desafiador, o que demanda a elaboração correta de um portfólio. O problema é que muitos erros podem ser cometidos nesse processo, podendo prejudicar os negócios.

Sendo assim, evite esses erros quando for montar o seu portfólio de produtos:

Não realizar uma análise de mercado

Quando os produtos e/ou serviços são escolhidos, é fundamental que o mercado seja compreendido. Essa análise oferece informações relacionadas às tendências, aos desejos e às necessidades dos consumidores.

Não realizar essa identificação pode prejudicar o crescimento e a permanência dos negócios no mercado. Então, muita atenção!

Ter baixa diversidade de produtos

Um portfólio com poucas opções de produtos é um erro muito cometido pelas empresas. A partir do momento que a diversidade não é competitiva, a sua base de clientes pode ser limitada.

Quanto mais variedade, mais chances de aumentar a base de leads e impulsionar o seu negócio junto a clientes aptos e com convicção em comprar.

Não atualizar o portfólio regularmente

De nada adianta ter um portfólio de produtos bem-feito se ele não for atualizado. Vivemos em um contexto de mercado que não para de se reinventar, tornando os produtos “ultrapassados” de um dia para o outro, por exemplo.

Evite prejuízos mantendo seu material sempre atualizado, fazendo com que os produtos de maior procura estejam destacados e disponíveis.

Elaborar, cuidar e gerenciar um portfólio é um enorme desafio, mas evitar erros pode garantir o sucesso da sua empresa. Por isso, procure sempre analisar o mercado, oferecer produtos diversificados e ter um portfólio que siga as tendências.

Esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor. E se você quer transformar leads em clientes, clique aqui e fale com os especialistas da Sales4You.

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