O Brasil é considerado o quinto maior mercado de mídia social do mundo, onde mais de 84% da população faz uso diário das redes sociais. O WhatsApp é a plataforma mais utilizada em todo o país por mais de 147 milhões de usuários (96% de forma ativa), de acordo com uma pesquisa realizada pela Statista.
O alto índice de usabilidade torna o aplicativo uma ferramenta essencial para empresas que querem vender mais. Com seu emprego correto, o WhatsApp pode aumentar a satisfação dos seus clientes, melhorar a eficiência de resposta dos seus negócios e aumentar suas vendas positivamente.
Neste conteúdo que serve como um verdadeiro guia, será possível entender a importância desse aplicativo, obter dicas para vender mais com ele e muitos outros pontos que você não pode perder. Vamos nessa? Tenha uma excelente leitura!
Por que apostar nas vendas por WhatsApp?
O WhatsApp é um aplicativo de alta popularidade, fazendo com que muitas empresas o utilizem como uma ferramenta de contato com o público.
Com o aplicativo, pode-se realizar uma troca instantânea de mensagens de texto, áudio, vídeos, fotos e até mesmo realizar pagamentos.
Para se ter ideia da dimensão que o WhatsApp tem, uma pesquisa realizada pela Mobile Time em parceria com a Opinion Box, mostrou que o aplicativo de mensagens está instalado em 99% dos celulares brasileiros.
Nesse contexto, apostar nas vendas por meio dessa poderosa ferramenta é altamente indicado, já que ela se caracteriza pela:
- popularidade e acessibilidade para alcançar um alto número de clientes potenciais;
- forma rápida e direta de se comunicar;
- personalização de mensagens para os clientes de acordo com interesses e históricos de compra deles;
- excelente opção para realizar publicidade gastando pouco;
- utilização facilitada, sem a necessidade de treinamentos;
- integração em outras plataformas de vendas para alcançar uma gestão de vendas e de clientes mais eficiente.
Mas lembre-se de que é fundamental respeitar as políticas de privacidade e preferências dos seus clientes quando se trata da comunicação, evitando incômodos e a perda deles.
Conheça o WhatsApp Business
O WhatsApp conta com uma versão desenvolvida especialmente para atender às necessidades das empresas, o WhatsApp Business. A sua utilização pode melhorar os atendimentos ao cliente, permitindo, por exemplo, que um catálogo com seus produtos e/ou serviços seja adicionado.
Independentemente do porte da empresa, é uma maneira de transformar a sua empresa, acelerando as vendas e gerando os melhores resultados nos atendimentos.
No Brasil, o WhatsApp Business fornece todas as suas funcionalidades de maneira totalmente gratuita. Assim, quem baixar e utilizar o aplicativo terá acesso às seguintes funções:
- Perfil da empresa: pode ser configurado para mostrar dados relevantes do seu negócio.
- Mensagens automáticas: permite que mensagens de saudações ou informações sejam enviadas automática e instantaneamente para os clientes que entrarem em contato.
- Respostas rápidas: mais uma funcionalidade que pode ser utilizada para mensagens enviadas com frequência, como o encerramento da conversa, por exemplo.
- Catálogo de produtos: podem ser criados catálogos para que seus produtos e serviços sejam promovidos.
- Selo de verificação: garante que a conta realmente pertence à empresa, gerando mais confiança aos clientes.
- Localização: o aplicativo permite colocar a localização da sua empresa para auxiliar os clientes a encontrá-la fisicamente.
O maior diferencial em relação à versão tradicional fica por conta dos recursos citados, elaborados especialmente para atender às necessidades dos negócios. A versão Business é uma ferramenta poderosa para as empresas que querem uma comunicação eficaz com os seus clientes, impulsionando as vendas.
9 dicas essenciais para vender por meio do WhatsApp
Agora que já sabemos a importância de utilizar o WhatsApp nas empresas, principalmente para as vendas, é hora de saber como vender através dessa ferramenta.
A estratégia pode ser altamente eficaz, fazendo com que você aproveite ao máximo uma forma simples e direta de impulsionar o sucesso dos seus negócios. Veja as dicas que separamos para ajudar a vender através do WhatsApp:
1. Tenha presença profissional
O primeiro passo é garantir que a sua conta no aplicativo seja comercial. Assim, será mais fácil usufruir dos recursos que o WhatsApp Business disponibiliza, o que inclui dados da empresa, horário de funcionamento e demais informações úteis aos seus clientes.
2. Aposte na lista de transmissão
A lista de transmissão é uma funcionalidade presente no WhatsApp a qual permite o envio de uma única mensagem para inúmeras pessoas ao mesmo tempo. O diferencial é que elas recebem a mensagem de forma privada, e não em grupos. Atualizações de novos produtos, promoções e lançamentos são ótimas opções de conteúdos a serem transmitidos.
3. Estabeleça um bom relacionamento com os seus clientes
As mensagens instantâneas são ótimas oportunidades para construir um relacionamento sólido com os seus clientes. Então, procure sempre os responder rapidamente, tenha um suporte personalizado e não perca o contato. O uso de frases de abordagens de vendas, sem que sejam invasivas, podem aproximá-los ainda mais.
4. Utilize conteúdos relevantes
Não são somente as mensagens de promoção que devem ser enviadas, você pode, por exemplo, disponibilizar aos seus clientes conteúdos relevantes, dando dicas, informações sobre um produto ou serviço, ou qualquer outro elemento que venha proporcionar valor a eles e retornos positivos a você.
5. Realize promoções exclusivas
Que tal surpreender seus contatos? As promoções exclusivas para os contatos presentes no WhatsApp mostram que a marca se importa com todos, seja qual for o método escolhido para realizar a compra.
6. Tenha um catálogo de produtos
O catálogo de produtos é uma funcionalidade presente no WhatsApp Business, onde pode ser colocado os produtos ou serviços, fotos, descrição, valor e até mesmo um link para que o cliente acesse a página de vendas. Trata-se de uma ação necessária para facilitar ainda mais as compras através do aplicativo.
7. Aposte nos mais variados formatos de mídia
Explorar os formatos de mídias disponíveis no aplicativo pode ser uma boa estratégia. Você pode, por exemplo, enviar fotos, áudios ou vídeos demonstrativos dos seus produtos para sanar as dúvidas dos clientes com mais agilidade e praticidade.
Mas atenção às frequências e o tamanho das mensagens das mídias, considerando que elas utilizam a memória do dispositivo do seu cliente. Outro cuidado é perguntar se os áudios podem ser enviados, tendo em vista que muitas pessoas não são fãs de ouvirem estas mensagens.
8. Cuidado com a linguagem utilizada
Por mais que o WhatsApp transpareça ser uma ferramenta informal, é fundamental entender que a sua utilização é para entrar em contato com os seus clientes. Não há a necessidade de muitas formalidades, mas não caia na tentação de ser excessivamente descontraído.
Empregue uma linguagem simples, que se adapte ao público. E o mais importante: erros de ortografia são proibidos – eles prejudicam a credibilidade do processo e a imagem da empresa.
9. Tenha um processo de compra simplificado
A comunicação via WhatsApp é uma maneira de fazer com que os atendimentos sejam realizados mais rapidamente. Com isso, o processo de compra também precisa ser simples. Então, ofereça opções para pagamentos facilitadas, como transferências bancárias, PIX, links de pagamentos ou através do próprio aplicativo.
Lembre-se de que vender no WhatsApp demanda informações claras e curtas sobre os produtos, tudo para que os clientes tenham suas dores e necessidades solucionadas com praticidade.
Ademais, o aplicativo é o mais utilizado atualmente no Brasil, então, saber vender por meio dele é fundamental, afinal, quem não deseja aumentar as vendas?
Você pode ainda contar com uma empresa especialista em processos de vendas, com profissionais prontos para ajudar nesse processo. Fale conosco e venha vender mais com a Sales4You!