Como acontece a jornada de compra?

A jornada de compra é o caminho que o consumidor percorre desde o momento em que identifica uma necessidade até a decisão de compra e, eventualmente, a fidelização.

Entender como acontece essa jornada de compra é essencial para nortear as estratégias de marketing digital e guiar o cliente até a compra.

Neste post, vamos mostrar como acontece a jornada de compra. Acompanhe até o final!

O que é a jornada de compra?

A jornada de compra é o processo que ajuda a empresa a identificar o caminho que o consumidor percorre até a realização da compra.

Esse caminho inclui todas as etapas pelas quais o cliente passa até a escolha do produto/serviço que melhor atende às suas expectativas.

Conhecer bem a jornada de compra em cada fase permite que você ofereça o conteúdo certo, no momento certo, aumentando as chances de conversão de leads e satisfação do cliente.

Vamos entender como funciona cada etapa?

Como acontece a jornada de compra?

A jornada de compra acontece em 4 etapas, quais sejam:

  • descoberta;
  • reconhecimento do problema;
  • solução;
  • decisão de compra.

Vamos nos aprofundar em cada uma delas a seguir!

1ª Etapa: descoberta

Nessa primeira fase, o consumidor ainda não sabe exatamente que tem um problema ou uma necessidade específica. Ele começa a perceber que algo pode melhorar em sua vida ou negócio, mas não tem uma ideia clara do que é.

O cliente busca informações gerais navegando pela internet, lendo artigos ou assistindo vídeos, sem necessariamente estar procurando por uma solução específica. Ele está explorando e aprendendo.

Por exemplo, uma pessoa sente que sua casa poderia ser mais confortável, mas ainda não sabe que precisa de novos móveis ou uma reforma. Ela começa a busca por ideias de decoração na internet.

Veja que nessa fase o consumidor não tem nenhuma intenção de compra.

Isso significa que na jornada de descoberta o maior desafio é chamar a atenção do consumidor.

2ª Etapa: reconhecimento do problema

Nessa fase, o consumidor percebe que tem um problema ou necessidade específica que precisa ser resolvida. Ele começa a investigar mais a fundo o que está causando essa necessidade.

Portanto, é justamente nessa etapa da jornada que o cliente passa a buscar informações mais detalhadas e focadas em resolver o problema que identificou. Ele começa a considerar diferentes abordagens para solucionar a questão.

Então, voltando ao nosso exemplo, a pessoa decide que o problema é a falta de conforto nos móveis da sala, e, a partir daí, começa a procurar por artigos que explicam como escolher um sofá mais confortável.

É aqui que a sua marca vai começar a aparecer no radar do potencial cliente.

3ª Etapa: solução

Aqui, o consumidor já sabe qual é o problema e começa a procurar soluções específicas. Ele pesquisa diferentes produtos, serviços ou fornecedores que podem ajudá-lo.

O cliente compara opções, analisa vantagens e desvantagens, lê avaliações de outros clientes e começa a pensar qual a solução pode ser a melhor para ele.

Lembra do nosso exemplo?  Nessa etapa da jornada, a pessoa compara diferentes modelos de sofás, verifica as avaliações de outros compradores e considera as opções disponíveis em diversas lojas.

Portanto, na terceira fase é o momento de mostrar que o seu produto/serviço é a melhor alternativa para atender às necessidades e desejos do cliente.

4ª Etapa: decisão de compra

A fase final da jornada é a decisão de compra. Aqui, o consumidor já fez sua pesquisa e está pronto para tomar uma decisão. Ele escolhe o produto ou serviço que melhor atende às suas necessidades e decide de qual fornecedor vai comprar.

Para isso, o consumidor leva em conta alguns fatores, como:

  • preço;
  • condições de pagamento;
  • confiança que tem na marca;
  • entre outras questões.

Após considerar tudo isso, ele realiza a compra.

Voltando novamente ao nosso exemplo, nessa etapa é quando a pessoa escolhe o sofá que mais gostou, verifica se a loja oferece entrega rápida e boas condições de pagamento, e assim finaliza a compra.

Nessa fase da jornada de compra, o que vai prevalecer é o poder de persuasão da empresa.

Com o conhecimento de todas essas etapas, o próximo passo é partir para a prática: a produção de conteúdo.

O mais recomendado é investir em uma consultoria de vendas para criar conteúdo para cada uma das 4 etapas da jornada de compra.  

 

Conclusão

Agora você já sabe como acontece a jornada de compra, ou seja: descoberta; reconhecimento do problema; solução e decisão de compra.

Portanto, para alcançar bons resultados, é fundamental ter uma boa estratégia sobre intenção de compra do seu cliente. Isso porque, saber em que etapa o cliente está permite oferecer as informações que ele precisa naquele momento, o que aumenta a chance de engajamento.

Deixe a Sales4You fazer uma estratégia de jornada de compra para que a sua empresa venda mais. Ao acompanhar o cliente em todas as fases, você pode guiá-lo de maneira mais eficaz até a decisão de compra.

Um bom acompanhamento durante e após a compra ajuda a criar uma relação de confiança, aumentando a probabilidade de compras futuras. 

Clique aqui, fale com um dos nossos especialistas, e, para acessar mais materiais como este, acompanhe nosso blog!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre nósSales4you
Terceirização comercial completa pra sua empresa não perder mais leads!
LocalizaçãoEstamos localizados em
Av. Leoberto Leal, 790 - Sala 101A - Barreiros - São José - SC
Conheça-nos melhorAcesse nossas redes sociais

Desenvolvido por Inside Digital. Todos os direitos reservados.

html, body { margin: 0; padding: 0; font-family: Poppins; font-size: 1em; line-height: 1.5; background: #F4F4F4; }
E-MAIL
clique aqui
ENTRAR EM CONTATO