A jornada de compra é o caminho que o consumidor percorre desde o momento em que identifica uma necessidade até a decisão de compra e, eventualmente, a fidelização.
Entender como acontece essa jornada de compra é essencial para nortear as estratégias de marketing digital e guiar o cliente até a compra.
Neste post, vamos mostrar como acontece a jornada de compra. Acompanhe até o final!
O que é a jornada de compra?
A jornada de compra é o processo que ajuda a empresa a identificar o caminho que o consumidor percorre até a realização da compra.
Esse caminho inclui todas as etapas pelas quais o cliente passa até a escolha do produto/serviço que melhor atende às suas expectativas.
Conhecer bem a jornada de compra em cada fase permite que você ofereça o conteúdo certo, no momento certo, aumentando as chances de conversão de leads e satisfação do cliente.
Vamos entender como funciona cada etapa?
Como acontece a jornada de compra?
A jornada de compra acontece em 4 etapas, quais sejam:
- descoberta;
- reconhecimento do problema;
- solução;
- decisão de compra.
Vamos nos aprofundar em cada uma delas a seguir!
1ª Etapa: descoberta
Nessa primeira fase, o consumidor ainda não sabe exatamente que tem um problema ou uma necessidade específica. Ele começa a perceber que algo pode melhorar em sua vida ou negócio, mas não tem uma ideia clara do que é.
O cliente busca informações gerais navegando pela internet, lendo artigos ou assistindo vídeos, sem necessariamente estar procurando por uma solução específica. Ele está explorando e aprendendo.
Por exemplo, uma pessoa sente que sua casa poderia ser mais confortável, mas ainda não sabe que precisa de novos móveis ou uma reforma. Ela começa a busca por ideias de decoração na internet.
Veja que nessa fase o consumidor não tem nenhuma intenção de compra.
Isso significa que na jornada de descoberta o maior desafio é chamar a atenção do consumidor.
2ª Etapa: reconhecimento do problema
Nessa fase, o consumidor percebe que tem um problema ou necessidade específica que precisa ser resolvida. Ele começa a investigar mais a fundo o que está causando essa necessidade.
Portanto, é justamente nessa etapa da jornada que o cliente passa a buscar informações mais detalhadas e focadas em resolver o problema que identificou. Ele começa a considerar diferentes abordagens para solucionar a questão.
Então, voltando ao nosso exemplo, a pessoa decide que o problema é a falta de conforto nos móveis da sala, e, a partir daí, começa a procurar por artigos que explicam como escolher um sofá mais confortável.
É aqui que a sua marca vai começar a aparecer no radar do potencial cliente.
3ª Etapa: solução
Aqui, o consumidor já sabe qual é o problema e começa a procurar soluções específicas. Ele pesquisa diferentes produtos, serviços ou fornecedores que podem ajudá-lo.
O cliente compara opções, analisa vantagens e desvantagens, lê avaliações de outros clientes e começa a pensar qual a solução pode ser a melhor para ele.
Lembra do nosso exemplo? Nessa etapa da jornada, a pessoa compara diferentes modelos de sofás, verifica as avaliações de outros compradores e considera as opções disponíveis em diversas lojas.
Portanto, na terceira fase é o momento de mostrar que o seu produto/serviço é a melhor alternativa para atender às necessidades e desejos do cliente.
4ª Etapa: decisão de compra
A fase final da jornada é a decisão de compra. Aqui, o consumidor já fez sua pesquisa e está pronto para tomar uma decisão. Ele escolhe o produto ou serviço que melhor atende às suas necessidades e decide de qual fornecedor vai comprar.
Para isso, o consumidor leva em conta alguns fatores, como:
- preço;
- condições de pagamento;
- confiança que tem na marca;
- entre outras questões.
Após considerar tudo isso, ele realiza a compra.
Voltando novamente ao nosso exemplo, nessa etapa é quando a pessoa escolhe o sofá que mais gostou, verifica se a loja oferece entrega rápida e boas condições de pagamento, e assim finaliza a compra.
Nessa fase da jornada de compra, o que vai prevalecer é o poder de persuasão da empresa.
Com o conhecimento de todas essas etapas, o próximo passo é partir para a prática: a produção de conteúdo.
O mais recomendado é investir em uma consultoria de vendas para criar conteúdo para cada uma das 4 etapas da jornada de compra.
Conclusão
Agora você já sabe como acontece a jornada de compra, ou seja: descoberta; reconhecimento do problema; solução e decisão de compra.
Portanto, para alcançar bons resultados, é fundamental ter uma boa estratégia sobre intenção de compra do seu cliente. Isso porque, saber em que etapa o cliente está permite oferecer as informações que ele precisa naquele momento, o que aumenta a chance de engajamento.
Deixe a Sales4You fazer uma estratégia de jornada de compra para que a sua empresa venda mais. Ao acompanhar o cliente em todas as fases, você pode guiá-lo de maneira mais eficaz até a decisão de compra.
Um bom acompanhamento durante e após a compra ajuda a criar uma relação de confiança, aumentando a probabilidade de compras futuras.
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