Como conhecer bem o seu público-alvo

Antes de criar qualquer estratégia de marketing para a sua empresa, é crucial conhecer seu público-alvo, já que essa é uma das maiores preocupações de empresários e empreendedores.

Quando você conhece a fundo seu público-alvo, você tem boas chances de conversão de gerar resultados significativos para a sua empresa.

Neste artigo, vamos entender o que é público-alvo, como identificá-lo e por que é tão importante conhecer o seu público, além de esclarecer todas as suas dúvidas sobre público-alvo. Veja a seguir!  

O que é o público-alvo?

Público-alvo é o grupo de pessoas que você pretende alcançar com a estratégia de marketing. Em outras palavras, o público-alvo é o seu cliente ideal que vai comprar o produto/serviço oferecido por sua empresa.

Esse grupo de consumidores geralmente possui os mesmos interesses, quais sejam:

  • ocupação;
  • estado civil;
  • faixa etária;
  • renda;
  • localização onde residem, como cidade, estado ou bairros específicos;
  • em que tipo de área residem, isto é, urbana, suburbana ou rural;
  • hábito de compra e consumo;
  • quais são os principais motivos para comprar os seus produtos/serviços;
  • dentre outras características.

Você conhece bem o seu público-alvo?

Como vimos acima, o público-alvo é o ponto inicial para a criação da campanha de marketing.

Afinal, é esse público que você deve pensar ao criar um conteúdo, seja um anúncio, post nas redes sociais, blog, vídeo, podcast, entre outros canais digitais.

Portanto, aí surge a grande questão: você conhece seu público-alvo? Para você entender com quem vai falar, selecionamos algumas perguntas cruciais antes de você estruturar qualquer ação de marketing. Acompanhe:

  • Quais as dores do seu público?
  • O que ele busca resolver com seu produto/serviço?
  • Qual é a ocupação/profissão dos seus clientes?
  • Qual é a faixa etária de seus clientes?
  • Os seus clientes estão concentrados em alguma região específica?
  • Com que frequência eles compram seus produtos/serviços?
  • Quais canais de comunicação eles preferem usar: e-mail, redes sociais ou WhatsApp?

Responder perguntas como essas é essencial para coletar todas as informações que você precisa para conhecer seu público-alvo, quais as características comuns desse grupo específico de pessoas e direcionar o foco do seu negócio.

Veja o seguinte exemplo!

Empresa de consultoria em vendas

Imagine que para uma empresa de consultoria em vendas, por exemplo, para traçar um perfil do público-alvo e oferecer um produto personalizado, é preciso levar em conta algumas questões fundamentais, como:

  • faixa etária;
  • gênero predominante dos clientes;
  • formação educacional;
  • faixa de renda;
  • principais motivos para comprar seus produtos/serviços;
  • como eles preferem consumir o seu conteúdo: vídeos, blogs, webinar, estudo de caso sobre vendas e gestão;
  • quais dispositivos mais utilizam para acessar a internet;
  • dentre outras informações importantes para a definição do seu público-alvo.

Exemplo de público-alvo

Predominante de homens e com uma representação significativa de mulheres, entre 30 e 55 anos de idade, com formação superior, residentes em São Paulo, renda entre R$10.000,00 e R$30.000,00, e que apreciam a expertise da consultoria em vendas e os resultados alcançados.

O seu público-alvo pode ser definido por executivos de vendas, gerentes de vendas, donos de pequenas e médias empresas, empresários e gestores comerciais. Embora seja um exemplo fictício, essas questões são a peça-chave para identificar o seu público-alvo que, como vimos anteriormente, são as pessoas mais interessadas em adquirir os produtos/serviços de sua empresa.  

Leia também: Perfil Ideal de Cliente (ICP): Guia prático para descobrir o do seu negócio 

Qual a importância de conhecer bem o seu público-alvo?

Sem muito mistério para essa pergunta, como vimos ao longo deste artigo, a resposta é simples e sem exageros: o público-alvo vai gerar lucros para a sua empresa.

Quando a empresa conhece bem o seu público-alvo, torna-se mais fácil  gerir as seguintes etapas:

  • direcionar os esforços de marketing;
  • criar conteúdo personalizado e relevante para o seu público;
  • desenvolver, inovar e agregar produtos/serviços adequados;
  • precificar o produto/serviço, levando-se em conta a condição financeira do seu público-alvo;
  • segmentação de mercado em grupos de consumidores com características semelhantes;
  • aprimoramento da experiência do cliente;
  • diferenciação da concorrência;
  • medidas de sucesso e feedback;
  • construção de relacionamentos duradouros com seus clientes.

Veja que conhecer bem o seu público-alvo é importante não só para gerar conexão com o seu público, mas também melhorar a eficiência das vendas, economizar recursos e construir relacionamentos duradouros com os clientes.

Conclusão

Você chegou ao final dessa leitura e viu como é importante conhecer bem o seu público-alvo. Lembre-se que conhecer bem o seu público-alvo é o primeiro passo para o sucesso de qualquer negócio.

Por ser um processo contínuo, é importante atualizar todas essas informações regularmente a fim de acompanhar as mudanças nas necessidades e preferências dos seus clientes.

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