A Consultoria de Vendas é o processo de desenvolver técnicas e estratégias comerciais com o apoio de um profissional ou um time especializado a fim de gerar maior produtividade e melhorar os resultados de uma empresa.
Novas tecnologias surgem a todo momento e os consumidores estão cada vez mais seletivos com o que consomem. Portanto, considerando esse cenário, a realidade do século, negócios que não se adaptam às mudanças e a evolução do mercado, podem surgir vários problemas.
Declínio na taxa de conversão, metas que ficam só no papel, vendedores improdutivos lidando com leads desqualificados, entre outros aspectos negativos, podem ser prejudiciais às empresas. A sua empresa vem lidando com problemas como esses? Se a resposta for sim, talvez esteja na hora de contratar um consultor comercial.
Quer entender como funciona a Consultoria de Vendas e como o serviço pode ajudar o seu negócio a vender mais? Então, confira agora tudo o que você precisa saber sobre o tema neste artigo!
Como funciona a Consultoria de Vendas
Antes de tudo, a Consultoria de Vendas se dedica a realizar procedimentos estratégicos com base na análise e identificação das dores de um negócio.
De modo geral, a primeira etapa nessa consultoria é diagnosticar falhas e erros da organização em relação às operações comerciais. Para isso, a equipe responsável realiza um estudo em diferentes vertentes da organização.
Relações como a rotina da empresa, jornada de compra, persona, precificação do produto e/ou serviço são apenas alguns dos pontos analisados. Além disso, a consultoria também avalia a abordagem do time de vendas com os potenciais clientes.
Em seguida, após levantar todas as informações e uma série de dados, o próximo passo é a identificação dos gaps. Então, sabendo onde as feridas estão abertas nas operações, o time propõe soluções preventivas e corretivas.
Por fim, ao reconhecer seus problemas e entender os resultados negativos nas vendas da empresa, o cliente adere às medidas de melhoria indicadas. É válido ressaltar, ainda, que a Consultoria de Vendas B2B também segue a mesma linha de raciocínio nas fases do serviço.
Confira também: Vantagens em contratar Gestão Comercial Completa
Por que contratar uma Consultoria de Vendas?
Agora que você já sabe como funciona a Consultoria Comercial, na prática, talvez esteja se perguntando: será que realmente vale a pena contratar o serviço?
Bom, se você consegue visualizar pontos de melhoria na empresa e entende que poderia estar faturando mais, esse já é um indicativo de que precisa de um profissional em Consultoria de Vendas. Todavia, sabemos que nem sempre conseguimos identificar por nós mesmos onde estão os gaps.
Por isso, para ajudar você a descobrir se está na hora de contratar um consultor de vendas, selecionamos os 5 indicadores mais comuns. Veja abaixo!
1- Taxa de conversão de leads em declínio
A princípio, um dos principais indicadores de que a empresa está precisando de uma Consultoria de Vendas é a baixa taxa de conversão de leads.
Pode ser que, há um tempo, a organização vinha tendo uma boa taxa de conversão nos processos de venda. Porém, por algum motivo, esse indicador entrou em declínio.
Para entender como reverter essa situação e ter um plano de ação estratégico, os serviços de um consultor de vendas digital são essenciais.
2- Baixa produtividade
A produtividade operacional também influencia diretamente nos resultados da empresa. Diante disso, fatores como a falta de automatização em processos e a preparação do time de vendas são alguns aspectos a serem observados.
Contudo, com o apoio do consultor de vendas, o cliente consegue mitigar as ações improdutivas. A indicação de ferramentas e novas metodologias por esse profissional, por exemplo, pode ser eficiente no aumento da produtividade na organização.
3- Processos demorados
Os vendedores da sua empresa demoram para realizar uma venda? As suas ações de marketing para curto prazo não geram resultados? Saiba que é possível reverter situações como essas. Afinal, a terceirização comercial age com assertividade para acelerar operações e otimizar ações de vendas.
4- Dificuldade de bater metas
Não adianta ter o melhor time de vendas se não houver na prática alguma estratégia para alcançar os objetivos da empresa. Sem estratégia definida, as dificuldades em bater metas são empecilhos para o crescimento do negócio.
Afinal, como alcançar o topo se as metas não são batidas? Com a ajuda de uma consultoria especializada, é possível bater metas de vendas com mais recorrência no curto a médio prazo.
5- Receita apertada
Entra mês, sai mês, e a sua empresa não sai do vermelho? O que pode estar acontecendo é um mix de fatores que influenciam no número de vendas e, consequentemente, no faturamento.
A saúde financeira da organização pode ser impactada por problemas, como improdutividade, gastos de tempo e recursos com leads desqualificados, pouca prospecção, etc.
Conclusão
Assim como os profissionais de marketing e gestão são fundamentais nas operações de vendas para uma empresa, o consultor comercial também se torna essencial em algum momento para a companhia.
Portanto, lembre-se que, acompanhar as mudanças do mercado – especialmente no universo digital, requer melhorias e desenvolvimento constante na organização.
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