As ferramentas do Google são utilizadas a todo o momento, seja para pesquisas, e-mails, publicidade e demais estratégias. Mas, e quando se trata da sua empresa? Você sabia que inúmeras estratégias presentes nessas ferramentas podem ser extremamente úteis?
Essa extensa gama de produtos e serviços fornecidos pelo Google, atende às mais variadas necessidades empresariais e pessoais, sendo uma forma intuitiva e ágil para que os usuários trabalhem de maneira mais eficiente.
Ao longo deste conteúdo você vai conhecer as principais ferramentas indispensáveis para a sua empresa e ainda como utilizá-las. Tenha uma ótima leitura!
Conheça 8 ferramentas do Google e como utilizá-las na sua empresa
A lista com as ferramentas disponíveis no Google para serem utilizadas por empresas é enorme, fazendo com que uma análise da que mais se adequa às suas necessidades seja realizada, tudo para garantir resultados relevantes e eficazes.
A seguir, confira 8 dessas ferramentas que podem otimizar o trabalho da sua organização, aumentar a produtividade e gerar melhores resultados.
1- Google Analytics
Como o próprio nome sugere, é uma ferramenta para análise de dados, específica para auxiliar donos de sites a compreenderem e analisarem todo o comportamento dos visitantes aos sites e aplicativos.
O Google Analytics é conhecido por fornecer insights detalhados sobre o tráfego do site, comportamento de usuário e conversão. Com sua fácil integração às demais ferramentas do Google, proporciona uma visão ampla e detalhada dos usuários do seu site.
Aprenda a utilizar
- Crie uma conta: acesse o site do Google Analytics para criar uma conta gratuitamente. Em seguida, configure uma propriedade para o site, junto às informações solicitadas.
- Instale o código de rastreamento: com a propriedade criada, será gerado um código de rastreamento, o qual deve ser adicionado em todas as páginas do seu site, preferencialmente antes da tag ‘</head>’.
- Configure as metas: defina os objetivos a serem rastreados, aproveite e configure eventos para rastrear as interações específicas dos usuários.
- Integre outras ferramentas: vincule a sua conta do Google a ferramentas relevantes para obter insights mais completos.
- Personalize seus relatórios: crie relatórios focados em métricas específicas e importantes para o negócio.
2- Gmail Profissional
O serviço de Gmail Profissional (Gmail for Business) oferece todas as funcionalidades de um Gmail padrão, porém com recursos extras focados para as empresas, gerando assim uma comunicação cada vez mais segura e eficiente.
Essa solução é indicada para empresas que desejam se comunicar mais profissionalmente. Devido a sua variedade de ferramentas integradas, recursos de segurança e suporte técnico, é uma escolha necessária para a melhoria da produtividade de qualquer organização.
Aprenda a utilizar
- Cadastre-se no Google Workspace: acesse o Google Workspace e selecione o plano que mais se adeque às suas necessidades, e, em seguida, siga o passo a passo para a inscrição e análise do domínio.
- Configure o domínio: use as instruções fornecidas para configurar os registros no provedor de domínio, mantendo tudo personalizado para o seu endereço de e-mail.
- Crie as contas dos usuários: use o administrador para criar as contas de usuários aos seus colaboradores, disponibilizando endereços de e-mails personalizados.
- Configure a segurança: sempre habilite a autenticação em dois fatores, junto às regras de spam e phishing, focados em controlar as contas contra ameaças.
- Migre os dados: sempre que necessário, migre os e-mails e dados do sistema anterior para o Gmail Profissional.
- Ofereça treinamento: sempre que possível, treine a sua equipe para a utilização das novas ferramentas.
3- Google Ads
A plataforma de publicidade online do Google, antes conhecida como Google AdWords, é uma poderosa ferramenta sendo amplamente utilizada para a criação de campanhas de marketing digital pagas, fazendo com que empresas de todos os tamanhos consigam promover seus produtos e/ou serviços nas redes de pesquisa.
Inúmeras campanhas podem ser realizadas, como anúncios de textos, rede de display, YouTube Ads, shopping Ads, anúncios de aplicativos, campanhas de vídeos e muito mais.
Sem dúvida, ela é essencial para empresas que querem aumentar a presença online conquistando os objetivos de marketing de forma mensurável. Ao apostar nas funcionalidades do Google Ads, você consegue, além de criar campanhas específicas, impulsionar o crescimento do negócio.
Aprenda a utilizar
- Crie a sua conta: acesse o site e crie uma conta junto à do Google já existente.
- Configure a campanha: escolha a campanha que mais se enquadra nas suas necessidades, configurando-a para as opções de segmento, orçamentos e lances.
- Crie seus anúncios: aposte na criação de anúncios relevantes e atraentes, apostando nos mais variados e disponíveis formatos.
- Monitore: sempre acompanhe o desempenho das campanhas e, se necessário, realize ajustes para alcançar os melhores resultados.
4- Google Business Profile
O Google Business Profile, também conhecido como Google Meu Negócio, é uma ferramenta que permite às empresas gerenciar a presença online mediante as pesquisas do Google e também do Google Maps. A plataforma é considerada necessária para qualquer negócio que deseja aumentar a visibilidade online e atrair mais clientes locais.
Com ele é possível aumentar a visibilidade local, ter uma interação direta com os clientes, analisar a gestão de reputação online e ainda obter insights valiosos. Com isso, seu uso pode fazer com que o seu negócio tenha um crescimento considerável.
Aprenda a utilizar
- Abra uma conta: acesse o Google Meu Negócio e inicie o processo de criação de conta.
- Introduza as informações: insira os dados da empresa, como nome, endereço, telefone, categoria e demais dados considerados relevantes.
- Otimize o perfil: inclua fotos, horário de funcionamento, descrição do negócio e demais dados relevantes que deixem os clientes satisfeitos e aptos a avaliarem positivamente.
- Faça manutenções: sempre atualize o perfil com novas informações, respondendo e monitorando as avaliações e mensagens deixadas pelos clientes.
5- Google Keyword Planner
Fornecida pelo Google Ads, o Google Keyword Planner auxilia os anunciantes e profissionais de marketing na hora de realizarem a busca por palavras-chave relevantes para as campanhas de publicidade online. Com isso, pode-se defini-la como essencial para campanhas de anúncios pagos e otimização de conteúdos para SEO.
A busca pela palavra-chave permite que sejam encontradas novas palavras, as quais se relacionam com serviço, produto ou site. A ferramenta faz com que palavras ou frases sejam inseridas para que uma lista com termos relevantes seja elaborada.
Fundamental para todos que desejam maximizar a eficácia dos conteúdos, gera insights valiosos, os quais atuam na tomada de decisões de maneira estratégica.
Aprenda a utilizar
- Acesse a ferramenta: entre utilizando uma conta do Google Ads para navegar até “ferramentas e configurações”, em seguida selecione no menu “planejador de palavras-chave”.
- Pesquise as palavras: clicando em descobrir novas palavras-chave, basta inserir termos ou frases relacionadas com o negócio. Em seguida, revise a lista sugerida, selecionando as mais relevantes.
- Planeje suas campanhas: organize as palavras de acordo com seus temas e grupos de anúncio.
- Faça a exportação e implementação: exporte a lista de palavras-chave para uma planilha, analisando-a e compartilhando com a equipe de maneira mais fácil. Aproveite ainda para implementar as palavras selecionadas.
6- Google Forms
Criada para compartilhar formulários online a fim de coletar dados, o que inclui pesquisas, questionários, inscrições, avaliações e demais busca por informações. A ferramenta do Google Forms é parte do Google Workspace, o que une mais ferramentas, como Google Docs, Google Sheets e Google Drive.
O Google Forms disponibiliza inúmeros modelos prontos de formulários, ideais para atenderem às mais variadas finalidades. Além disso, é possível ajustar temas e cores, adequando a identidade visual do projeto com a sua marca.
Aprenda a utilizar
- Crie um novo formulário: acesse o Google Forms e crie um formulário de acordo com as suas necessidades.
- Edite: adicione perguntas e configure a opção de respostas, personalizando o formulário até que fique com a cara da sua marca.
- Configure a coleta de respostas: sempre configure a coleta de respostas por meio das opções permitir múltiplas respostas, anonimato dos respondentes e notificação por meio do e-mail.
- Compartilhe o formulário: copie o link e envie para quem desejar, mas lembre-se de liberar o acesso para que o seu público consiga responder o formulário.
- Fique de olho nos resultados: acompanhe as respostas em tempo real por meio do Google Forms e, se preferir, gere relatórios para melhor visualização.
7- Google Trends
Permite que os usuários verifiquem a popularidade dos termos de pesquisa com o passar do tempo. Muito utilizada pelos profissionais de marketing, auxilia o entendimento das tendências de pesquisa no meio digital.
Isso quer dizer que com essa ferramenta pode-se visualizar como está o interesse por um termo de pesquisa, possuindo dados em forma de gráfico que mostra todas as flutuações da população.
Além disso, gera uma comparação de até cinco termos de pesquisa ao mesmo tempo, o que auxilia na hora de compreender qual termo é o mais popular, ou ainda como se relaciona com a popularidade.
Algumas aplicações se destacam nessa ferramenta, como:
- identificação de palavra-chave popular para otimizar as campanhas de marketing e estratégia de SEO;
- busca por tópicos de interesse para a elaboração de conteúdos relevantes e atualizados;
- compreensão das tendências de consumo junto ao interesse de informar decisões dos negócios e o desenvolvimento de produtos;
- auxílio na escolha de datas e temas para eventos baseados no interesse do seu público.
Aprenda a utilizar
- Realize o acesso: acesse o Google Trends pelo navegador.
- Pesquise: insira na barra de pesquisa o termo desejado e acesse os dados, lembrando que você pode incluir até cinco termos de pesquisa para realizar uma comparação.
- Analise os dados: não deixe de explorar o gráfico de interesse para entender a popularidade do termo. Aposte em segmentações e consultas relacionadas para ver onde o termo está com mais popularidade.
- Compartilhe: você pode compartilhar os gráficos e insights, tudo por meio de planilhas ou demais formatos que promovem uma análise mais profunda.
8- Google Search Console
O Search Console é uma plataforma de grande eficiência para monitorar a presença e o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa no próprio Google. Gratuita, ela conta com recursos e funcionalidades interessantes, como:
- relatório de desempenho;
- cobertura do índice (páginas que foram indexadas, que estão com erro ou foram excluídas);
- ferramentas para inspeção de URL;
- análise de melhorias das métricas, problemas e desempenho das páginas;
- aviso de problemas de segurança que podem afetar o site.
Trata-se de uma ferramenta poderosa e apta para gerenciar seu site, melhorando assim o seu desempenho. O uso regular do Google Search Console auxilia na obtenção de insights valiosos mediante o tráfego do seu site, identificando e corrigindo problemas para melhorar as estratégias de SEO.
Aprenda a utilizar
- Configure e verifique: acesse o site e realize o login com a sua conta do Google. A seguir, adicione a propriedade do site, escolha um método que prove que você é o proprietário.
- Monitore regularmente: verifique o relatório de desempenho visando entender como o seu site está, garantindo que as páginas estão sendo indexadas corretamente.
- Analise o SEO: use dados de consultas das pesquisas para otimizar o conteúdo do seu site, sempre por meio de palavras-chave relevantes.
- Gere links: analise os links internos garantindo uma estrutura capaz de favorecer a navegação e a indexação do site. Foque no aumento de backlinks, consequentemente, aumentando a autoridade do site.
Ferramentas incríveis, não é mesmo? Esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor, colaborando para que a sua busca pelas melhores estratégias do Google seja efetiva.
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